Previdência Social Imposto
Imposto de Renda: Saiba o que acontece se você não declarar
Imposto de Renda: Saiba o que acontece se você não declarar
21/03/2022 21h02 Atualizada há 2 anos
Por: Matheus Vinicius Ribeiro

O prazo de envio do Imposto de Renda (IR) de 2022 vai até o dia 29 de abril de deste ano, milhões de contribuintes estão separando seus documentos para enviarem suas declarações. Com isso, surgem muitas dúvidas entre os contribuintes.

Continua após a publicidade

Entre milhões de dúvidas que surgem referentes ao IR, todo ano alguém se questiona o seguinte: “o que acontece se eu não declarar?". Entretanto, existem consequências para quem não enviar a sua declaração.

Acompanhe este artigo até o final e conheça quais são as consequências para quem deixar de enviar o seu Imposto de Renda de 2022.

Se atualize sobre o IR deste ano!

Continua após a publicidade

Quem é obrigado a declarar o Imposto de Renda 2022?

Antes de mostrarmos o que acontece se você não declarar, precisamos destacar quais são os contribuintes obrigados a declarar o Imposto de Renda em 2022.

Deve declarar o IR em 2022 o cidadão que:

a) obteve receita bruta em valor superior a R$ 142.798,50; ou

Continua após a publicidade

b) pretenda compensar, no ano-calendário de 2021 ou posteriores, prejuízos de anos-calendário anteriores ou do próprio ano-calendário de 2021;

O que acontece com quem não declara o IR?

Se você entregar seu Imposto de Renda com atraso, você será multado, existe a possibilidade de enviar seu IR com atraso e realizar o pagamento de multa.

Entretanto, se você está decidido a não declarar seu Imposto de Renda, você será considerado um sonegador de Impostos.

Se você cair na malha fina e for considerado um sonegador de Impostos, você será processado e cada parte da sua vida será investigada pelo fisco.

Com isso, você pode ser oficialmente acusado de sonegação fiscal, um crime que pode ocasionar até 5 anos de reclusão.

A prisão é somente em casos extremos, quando a Receita desconfia de algo e decide investigar. Em casos de atrasos, basta realizar o pagamento da multa.

Multa

Como citamos, existe a possibilidade de enviar sua declaração mesmo com atraso, se você deixou de enviar em anos anteriores e não foi investigado, ainda pode declarar com acréscimo de multas.

O valor da multa do Imposto de Renda em 2022 para quem enviar sua declaração com atraso é de 1% ao mês  (valor no mínimo de R$ 165,74) e o máximo que a multa pode chegar é 20% do imposto devido.

Portanto, evite multas e outras dores de cabeça, declare seu IR no prazo. Este ano o prazo de envio vai até o dia 29 de abril de 2022.

Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana

Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:

Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, vídeo aulas simples e didáticas, passo a passo de cada procedimento na prática. 

Tudo à sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.