Previdência Social Perdeu
Perdeu o prazo para sacar o dinheiro esquecido? Veja como fazer.
Perdeu o prazo para sacar o dinheiro esquecido? Veja como fazer.
23/03/2022 14h32 Atualizada há 2 anos
Por: Ana Luzia Rodrigues

Os noticiários veicularam intensamente matérias sobre valores esquecidos em contas inativas nos bancos. Os brasileiros correram para acessar o site do Banco Central a fim de agendarem seus saques. Contudo, com a correria do dia-a-dia, muitos se esqueceram de voltar a fim de agendar o saque e optar pela transferência via Pix ou na conta.

Continua após a publicidade

Se você está incluído nesta lista, tenha calma. Ainda dá tempo de participar da repescagem. Veja a seguir.

O que é o Sistema de Valores a Receber?

O Sistema Valores a Receber (SVR) é uma plataforma do Banco Central (BC) que permite a busca por quantias “esquecidas” pela população em diferentes bancos e instituições financeiras.

Aqueles que tiverem valores a receber devem fazer a solicitação dentro do período estipulado pelo BC e, caso percam a primeira oportunidade, podem participar da repescagem.

Continua após a publicidade

O calendário foi dividido em três grupos, sendo que o primeiro era para aqueles que nasceram ou abriram empresas até 1968 (solicitação de saque aconteceu entre 7 a 11 de março, repescagem foi feita no dia 12).

O segundo grupo foi para aqueles que nasceram entre 1969 e 1983 (pôde fazer a consulta entre 14 e 18 de março, com repescagem no dia 19).

O terceiro grupo foi para os que nasceram ou abriram firmas após 1984 sendo a consulta e agendamento de saque até dia 25 (com repescagem marcada para o dia 26).

Continua após a publicidade

Perdi a repescagem. O que fazer?

Aqueles que perderam as duas oportunidades, terão uma terceira chance de agendar o saque no dia 28 de março, próxima segunda-feira, independente de qual grupo pertencem.

A empresa ou cidadão que deve aguardar a próxima data para solicitar o dinheiro não deve se preocupar, pois o BC esclarece que aqueles que perderam os prazos não serão prejudicados, possuindo direito de receber os recursos de qualquer maneira.

A quantia que não for solicitada será guardada pela instituição financeira responsável até a solicitação de resgate pelo correntista. Para agendar o saque, no dia 28 de março, o solicitante deverá acessar o site do valores a receber e seguir o passo a passo estipulado pela plataforma.

Como fazer para acessar o site?

O acesso agora será apenas com o login Gov.br e o cidadão precisará de um login nível prata ou ouro para acessar o SVR. Se o cidadão ainda não possuir login Gov.br, ele pode fazer seu cadastro gratuito pelo App Gov.br.

O tipo de login (prata ou ouro) também pode ser ajustado na plataforma. Todo o serviço é gratuito. Se estiver no aplicativo, clique no botão "Entrar com gov.br", e se estiver no site, clique no botão "Criar conta gov.br", em seguida digite seu CPF e siga as orientações para criar sua conta.

A criação da conta é imediata. O cidadão só precisa fornecer alguns poucos dados e criar uma senha. E tudo isso é oferecido gratuitamente.