Previdência Social Quem
Quem recebe auxílio-doença terá pagamento do 13º proporcional
Quem recebe auxílio-doença terá pagamento do 13º proporcional
25/03/2022 15h03 Atualizada há 2 anos
Por: Ana Luzia Rodrigues

Uma portaria publicada no Diário Oficial da União esta semana estabeleceu as regras para o pagamento da antecipação do 13º salário para beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem auxílio-doença, auxílio-acidente, pensão por morte e auxílio-reclusão.

Continua após a publicidade

Para quem recebe benefício por incapacidade temporária (ou auxílio doença), no entanto, o pagamento será proporcional ao tempo de duração do auxílio. Já quem recebe benefícios assistenciais, como BPC/LOAS (Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social) e Renda Mensal Vitalícia, não tem direito ao 13º.

Aposentados já recebem 1ª parcela em abril

A primeira parcela será liberada na folha de abril — paga entre os cinco últimos dias úteis de abril e os cinco primeiros de maio, de acordo com o número final do cartão de benefício (dígito antes do traço) aos aposentados do INSS. Essa parcela vai corresponder a 50% do valor do benefício devido em abril. Virá junto com o rendimento mensal (confira tabela abaixo)

A segunda parcela será correspondente à diferença entre o montante total do abono anual devido e o valor da primeira parcela antecipada. Esta parte será paga juntamente com os benefícios da competência de maio — depositados entre os cinco últimos dias úteis de maio e os primeiros cinco de junho.

Continua após a publicidade

O valor do 13º salário pago antecipadamente no exercício de 2022 será calculado com base na renda mensal prevista para o mês de dezembro deste ano ou para o mês de alta ou cessação programada do benefício.

Qual o valor do 13º de quem recebe auxílio-doença?

Os beneficiários do auxílio-doença vão receber o 13º proporcional aos meses de duração do benefício. O cálculo é feito dividindo o valor do benefício mensal por 12 (número de meses do ano) e multiplicando pelo número de meses em que ele será pago.

O calendário de pagamento ficou assim estabelecido:

Continua após a publicidade

Calendário da primeira parcela para quem ganha até um salário mínimo:

Calendário da primeira parcela para quem ganha mais de um salário:

Calendário da segunda parcela para quem ganha até um salário mínimo:

Calendário da segunda parcela para quem ganha mais de um salário:

Para consultar os valores dos benefícios do INSS, você pode acessar o aplicativo Meu INSS, pela central telefônica 135 (atendimento está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h) ou pelo site do INSS.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.