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O que esperar para o futuro do empreendedorismo no Brasil?
O que esperar para o futuro do empreendedorismo no Brasil?
06/04/2022 14h47 Atualizada há 2 anos
Por: Leonardo Grandchamp

Estamos em um momento onde as pessoas têm tirado o sonho de empreender do papel e colocado em prática, abrindo-se a novas possibilidades. Com isso, podemos notar que nem mesmo a crise causada pela pandemia foi capaz de frear o crescimento do empreendedorismo no Brasil. De acordo com o Mapa de Empresas do Ministério da Economia, mais de 4 milhões de companhias foram abertas no ano passado, um recorde desde o início dos registros em 1931.

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Diante desse cenário, podemos dizer que esse aumento está atrelado a vários fatores, sendo eles: a formação e capacitação da mão de obra, os programas de orientação para criar e manter um negócio, o acesso a recursos financeiros, a alta liquidez no mercado de venture capital, além do crescimento no mercado digital que tem facilitado a curva para o empreendedor e deixado o cenário mais propício para os empreendedores e as startups.

Eu tenho uma visão otimista sobre o empreendedorismo no Brasil nos próximos anos. Acredito que cada vez mais as pessoas estão em busca de ter o seu próprio negócio, de trabalhar com propósito, de encontrar sentido no que fazem, tendo mais flexibilidade geograficamente e de horário, se sentindo assim mais livres. Com isso, sinto que boas ideias e novos projetos possam surgir e crescer progressivamente.

Além disso, a Geração Z, e boa parte dos millennials, têm um perfil mais questionador, inconformado, que busca uma série de aspectos na hora de tomar decisões de trabalho. Como por exemplo o propósito da empresa, posicionamento, ambiente corporativo, cultura, flexibilidade, entre outras questões que envolvem até mesmo o novo modelo de trabalho, o home office.

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Já no aspecto relacionado à educação e acesso à informação, vejo que quanto mais obscuro é um determinado mercado, quanto menos as pessoas conhecem sobre determinadas questões, maior a desconfiança, medos, receios e inércia. Em contrapartida, o oposto também é verdadeiro, ou seja, à medida que fica mais fácil abrir um negócio, que há mais apoio disponível, que as etapas e caminhos estão mais claros, as pessoas têm benchmarks e sentem-se confiantes para trilhar essa jornada.

E ao meu ver é isso que está acontecendo com relação ao empreendedorismo no país, um movimento muito parecido com o que rolou no mercado financeiro, onde as pessoas adquirem conhecimento e investem no setor, isso foi o grande responsável pelos números recordes de investidores na "temida" bolsa de valores. De acordo com os dados da B3 divulgados no ano passado, o número de brasileiros na bolsa de valores cresceu 42% em um ano. Isso representa 900 mil novos investidores no período, totalizando 3,2 milhões de pessoas físicas que atuam no mercado financeiro.

Para empreender, existem alguns desafios a serem enfrentados e o cenário é um deles e quase sempre está instável, em especial no Brasil, mas também fora dela. Pare um minuto para olhar o que aconteceu nos últimos anos: impeachment e questões políticas, crise energética, pandemia, guerra, entre outros eventos. Visualizar essas questões com clareza e racionalidade já vai te deixar à frente de muitas pessoas que olham de forma superficial e ficam impressionadas num loop dos acontecimentos mais recentes. Isso te dá a força de que não existe a "hora boa" para começar. Eu mesmo comecei a minha primeira empresa em 2016, no meio de uma crise.

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Portanto, sabemos que existirão muitos momentos de medo, de frustração, vai ser uma verdadeira montanha russa, mas se você está conectado com o seu propósito, naquilo que se propôs a resolver, pensando em 5-10 anos, siga em frente e lembre-se que é uma questão que você realmente se importa, é mais que dinheiro, é algo que você se preparou para realizar. Continue com essa mentalidade, nem mesmo o medo será capaz de te fazer parar. Afinal, o pior arrependimento é aquele das coisas que você não fez.

Por Fernando Senna, cofundador da Start Empreendedor, edtech criada por empreendedores para empreendedores, com o propósito de apoiar em todas as etapas da jornada de uma startup, da fase inicial a aqueles que já estão prontos para escalar o seu negócio.