Previdência Social Aposentados
Aposentados podem pedir empréstimo com limite de até 40%
Aposentados podem pedir empréstimo com limite de até 40%
09/04/2022 00h39 Atualizada há 2 anos
Por: Jorge Roberto Wrigt
Imagem por @leonidassanatana / freepik

Os aposentados vão poder solicitar empréstimo consignado com limite de até 40%, isso porque o Governo Federal ampliou a margem do consignado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) de 35% para 40%. A margem foi reduzida em janeiro quando voltou para 35%, no entanto, o governo voltou novamente a praticar um aumento na margem para turbinar a economia. 

Continua após a publicidade

Essa medida já tinha sido praticada no período em que o país viveu o momento mais grave da pandemia de Covid-19.

Porém, desta vez o governo resolveu permitir que os beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada) também possam contar com o empréstimo consignado, assim como os beneficiários do Auxílio Brasil. A intenção do governo é destinar R$ 77 bilhões a este público.

A partir de agora, 35% da margem poderá ser usada em contratação de empréstimo pessoal e 5% em despesas de saques com cartão de crédito consignado.

Continua após a publicidade

A vantagem do consignado está na forma de pagamento das parcelas. Isso porque o pagamento é descontado diretamente da folha de pagamento do beneficiário. Outro ponto favorável são as taxas de juros, que são mais baixas. 

O que é empréstimo consignado?

O empréstimo consignado permite que aposentados e pensionistas do INSS e servidores públicos (e agora também beneficiários do Auxílio Brasil e BPC) possam solicitar o crédito. No empréstimo consignado, a parcela é descontada do contracheque de funcionários públicos ou do benefício do INSS, BPC e Auxílio Brasil.

As taxas de juros são menores do que outras modalidades de linha de crédito. Isso porque, não há atraso no pagamento das parcelas que são descontadas diretamente da folha de pagamento.

Continua após a publicidade

A modalidade também permite o direito de solicitar o cartão de crédito consignado. Ele funciona como um cartão de crédito comum. Possibilitando realizar compras online, presencial, pagamento de serviços e saques. Neste caso, o valor mínimo da fatura do cartão é descontado do benefício ou do contracheque, reduzindo as chances de inadimplência. 

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.