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Cartão do Auxílio Brasil foi bloqueado? Veja os motivos e saiba corrigir
Cartão do Auxílio Brasil foi bloqueado? Veja os motivos e saiba corrigir
12/04/2022 16h11 Atualizada há 2 anos
Por: Ana Luzia Rodrigues

Cerca de 18 milhões de brasileiros vão receber neste mês de abril do governo federal os pagamentos referentes ao Auxílio Brasil. Contudo alguns brasileiros podem ter dificuldades, pois ao chegarem com seus cartões para pegar o pagamento descobrem que o mesmo encontra-se bloqueado.  

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Por que isso acontece? O que fazer em um momento destes? Tem solução? Vamos explicar na leitura a seguir. Acompanhe

Quais motivos levam ao bloqueio do Auxílio Brasil?

O principal motivo que leva ao bloqueio do pagamento do Auxílio Brasil é o cadastro desatualizado da família no Cadúnico (Cadastro Único). A inscrição na base de dados do governo federal é fundamental para ter acesso ao novo programa, mas só ela não basta. Ainda é preciso que o responsável pela família mantenha os dados atualizados não ultrapassando o prazo máximo de dois anos.

Outra coisa, é que qualquer inconsistência nos dados informados no Cadúnico podem levar ao bloqueio do Auxílio Brasil. Por isso, cada vez que houver alguma alteração como mudança de endereço, telefone de contato, modificação na renda da família, nascimento ou morte de algum membro é vital que o responsável atualize as informações.

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Além dessa atualização das informações, outro fator que antes gerava o bloqueio do Bolsa Família era o descumprimento dos requisitos para continuar recebendo o benefício, como por exemplo a frequência escolar mínima ou manter a carteira de vacinação de crianças em dia. 

Como desbloquear o Auxílio Brasil?

Se você é uma das famílias que está nessa situação, tenha calma. Em primeiro lugar atualize seus dados no CadÚnico no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de sua cidade, mediante apresentação de documento CPF ou Título de Eleitor e pelo menos um documento de cada pessoa da família, de preferência CPF.

Caso não possua esse documento, poderá ser entregue Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento, RG, Carteira de Trabalho, Título de Eleitor ou Registro de Nascimento Indígena (RANI), se a pessoa for indígena.

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Se puder, leve também um comprovante de residência, como uma conta de luz, e um comprovante de matrícula das crianças ou adolescentes que estão na escola. Lembre-se de informar um telefone de contato atualizado.

Feita a atualização ou a correção de alguma informação que causou a inconsistência de dados, o cartão é desbloqueado e o responsável pode voltar a receber o benefício.