Previdência Social O
O que significa auxílio doença em análise?
O que significa auxílio doença em análise?
08/03/2023 14h57 Atualizada há 1 ano
Por: Esther Vasconcelos

O auxílio-doença é o benefício concedido pelo INSS aquele trabalhador que está impossibilitado de exercer sua função em razão de doença, recomendação médica ou acidente.

Continua após a publicidade

Pode solicitar esse benefício, aquele trabalhador que está incapacitado por mais de 15 dias para o trabalho, que tenha qualidade de segurado, e que conte com mais de 12 meses de contribuição para o INSS.

Porém existem muitas duvidas por parte daquelas pessoas que solicitaram o beneficio recentemente tem duvidas , principalmente com relação a sua analise, e é sobre isso que vamos falar agora!

Leia também: INSS: Hipertensão Dá Direito Ao Auxílio Doença?

Continua após a publicidade

Auxílio doença em análise

Quando o auxílio doença está em análise, significa que o INSS ainda está validando as suas informações para verificar se você tem ou não direito ao pedido solicitado.

O prazo de analise se inicia assim que o benefício é solicitado em casos como daqueles trabalhadores que não precisam da realização de uma perícia médica, iniciam quando é feito o requerimento. 

O INSS terá de analisar em até 45 dias as solicitações de auxílio doença, isso é o que a lei determina.

Continua após a publicidade

Caso esse prazo da analise seja descumprido é preciso entrar com mandado de segurança solicitando a análise imediata do benefício.

O Mandado de Segurança é uma espécie de ação judicial, onde você explicará ao juiz que o INSS violou o prazo legal na hora de analisar seu benefício, afetando seu direito a ter uma resposta do Instituto.

Leia também: Como Converter O Auxílio Doença Em Aposentadoria Por Invalidez?

Como consultar o resultado do meu pedido?

O resultado e o agendamento da perícia médica para benefícios como auxílio doença, podem ser realizados da seguinte forma: 

Leia também: Auxílio Doença Por Diabetes: Entenda O Que É, Quem Tem Direito E Como Conseguir No INSS

Resultados

Ao consultar o resultado da sua solicitação, você vai se deparar com alguns dos seguintes termos:

  1. Pré-habilitado
  2. Habilitado
  3. Deferido/Concedido
  4. Indeferido

Pré-habilitado

Significa que sua solicitação está sendo processada, portando, já foi registrada no sistema do INSS mas ainda não foi analisada.

Habilitado

Significa que seu pedido está apto para a análise do INSS, porém muitas pessoas confundem habilitado com deferido, mas vale lembrar que há diferença. Confira abaixo.

Deferido/Concedido

Significa que seu pedido foi concedido (aprovado) pelo INSS.

Indeferido

Significa que o INSS não concedeu o benefício que você solicitou. Caso isso aconteça, você pode recorrer a decisão da instituição. Isso pode ser feito através do próprio INSS ou judicialmente.