Previdência Social Pagamentos
Pagamentos de maio do Auxílio Brasil são liberados, confira
Pagamentos de maio do Auxílio Brasil são liberados, confira
30/04/2022 10h29 Atualizada há 2 anos
Por: Ricardo

O Governo Federal já liberou o cronograma de pagamentos do Auxílio Brasil referente ao mês de maio. Os beneficiários do programa vão começar a receber o benefício a partir do dia 18 de maio.

Continua após a publicidade

O programa é voltado para a população em vulnerabilidade econômica e social, garantindo a cada família uma renda mensal de pelo menos R$ 400 por mês.

Quem vai receber em maio?

Toda a população que se encaixa na condição de extrema pobreza receberá o benefício. Já as famílias em situação de pobreza vão receber desde que tenham, entre seus membros, gestantes ou pessoas menores de 21 anos.

Vale lembrar que em ambos os casos as famílias obrigatoriamente precisam estar inscritas no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal).

Continua após a publicidade

Tendo em vista que é através o CadÚnico que o governo consegue identificar quais famílias estão passíveis de recebimento do benefício.

É importante esclarecer que o governo realiza um pente-fino mensal antes de liberar cada parcela do benefício, ou seja, quem recebe o Auxílio Brasil mas sai das regras do programa terá o benefício suspenso.

Nesse sentido, quem ainda não recebe o Auxílio Brasil e está em condição de baixa renda, o primeiro passo é se dirigir à prefeitura ou ao CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) do seu município para se inscrever no CadÚnico.

Continua após a publicidade

Calendário de maio

O calendário de pagamentos do Auxílio Brasil normalmente é pago nos últimos dez dias úteis do mês e é definido de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS), confira:

As famílias que recebem o Auxílio Brasil podem acessar o aplicativo de celular Caixa Também e também o próprio app "Auxílio Brasil" para consultar informações sobre o benefício, como saldo e pagamento de parcelas

O beneficiário que não possui celular para baixar os aplicativos pode ligar no telefone 121, do Ministério da Cidadania, para saber se tem direito ao Auxílio Brasil e o valor que será pago.