Previdência Social 8
8 leis de trânsito que os motoristas não cumprem e geram multa
8 leis de trânsito que os motoristas não cumprem e geram multa
10/05/2022 11h00 Atualizada há 2 anos
Por: Ricardo

No trânsito, algumas leis foram elaboradas para contribuir com a garantia e segurança não só dos condutores como também dos pedestres, para ser possível manter uma boa convivência entre ambos os lados.

Continua após a publicidade

Contudo, mesmo sendo de extrema importante conhecer as leis que regem o trânsito, a maioria das pessoas acaba desconhecendo algumas leis e também sobre suas consequências.

Nesse cenário, hoje abordaremos algumas leis de trânsito definidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que muita gente desconhece, mas que deveriam ser de conhecimento geral.

8 leis de trânsito que muitos descumprem e geram multa

Antes de entrarmos na questão principal do texto, é importante deixar claro que o motorista não deve se preocupar com a questão da multa em si, mas sim, na importância em exercer as regras determinadas pelo Código de Trânsito Brasileiro, mantendo boa convivência entre todas as pessoas sejam motoristas e pedestres no trânsito.

Continua após a publicidade

Cinto de segurança é obrigatório para todos

Vamos começar pelo clássico. Embora muitas pessoas negligenciam o seu uso, principalmente as que vão no banco traseiro, além de multas, deixar de usar o cinto pode colocar a sua vida e a de amigos e família em risco.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, apenas 3% de todos os adultos utilizam cinto de segurança quando estão de passageiro no banco de trás.

É preciso ficar atento, pois, no caso de um acidente, o passageiro que está no banco de trás e sem cinto, pode ser arremessado para fora do veículo, portanto, mantenha-se com o cinto em qualquer lugar do carro, seja no banco da frente ou traseiro.

Continua após a publicidade

Transporte de crianças

No caso de crianças com até 7 anos de idade, obrigatoriamente devem ir em assento especial de acordo com o tamanho e idade e obrigatoriamente no banco traseiro!

Colocar o braço para fora da janela

Um hábito muito comum cometido pelos motoristas e que é considerado uma infração de trânsito é dirigir com o braço fora da janela do veículo.

Essa ação é considerada perigosa no Código de Trânsito porque compromete a capacidade de reação dos motoristas em diversas situações.

Prestar socorro em um acidente

Quando o motorista se envolve em um acidente, seja batida, atropelamento, ou qualquer outra situação é fundamental que o mesmo atenda às vítimas.

Deixar de prestar o socorro é considerada uma infração grave conforme estabelecido pelo artigo 177 do Código de Trânsito Brasileiro.

Falar no celular até mesmo com o veículo parado no farol

A maioria dos motoristas sabem ou deveriam saber que não é permitido utilizar o celular durante a condução. Contudo, é importante esclarecer que a mesma regra vale inclusive se o carro estiver parado no farol.

Mesmo em caso de utilização do GPS no celular é preciso deixar claro que a utilização só é permitida quando o smartphone estiver apoiado em um suporte no painel do seu veículo.

Ultrapassar carro em cortejo

Você sabia que ultrapassar um ou mais veículos em cotejo é considerado uma infração grave? Sim, ao fazer isso você estará cometendo uma infração de trânsito, seja cortejo fúnebre, desfiles e até mesmo procissões.

Molhar os pedestres ao passar em poça d’água 

Em dia de chuva esse é um grande medo dos pedestres e detalhe, é uma infração leve de trânsito, assim, motoristas que passam por poças e molham os pedestres estão cometendo uma infração de trânsito passível de multa e pontuação na carteira.

Ficar sem combustível na estrada

Parece estranho mas não é. Ficar sem combustível e parado na estrada por falta de combustível pode gerar multa, remoção do veículo e ainda significar alguns pontinhos na sua carteira.