Previdência Social 6
6 motivos que podem sujar o nome de uma pessoa
6 motivos que podem sujar o nome de uma pessoa
15/05/2022 11h31 Atualizada há 2 anos
Por: Ricardo

Para muitas pessoas, sujar o nome é algo que chega a ser assustador, mas que já faz parte da rotina de 65 milhões de brasileiros que atualmente estão com o CPF negativados nos órgãos de proteção ao crédito.

Continua após a publicidade

Uma das principais dificuldades encontradas por quem está com o nome sujo é a dificuldade de obter alguma modalidade de crédito, seja um cartão de crédito, empréstimo, financiamento, crediário e outros serviços.

Isso porque, antes de uma loja, banco ou instituição financeira aprovar sua solicitação ao crédito, as empresas realizam consultas para verificar se o solicitante está negativado.

Nesse sentido, hoje aproveitaremos o espaço para falar de algumas situações que podem fazer com que o nome de uma pessoa seja negativado, para que seja possível identificar e evitar esta situação.

Continua após a publicidade

Motivos que podem sujar o nome

Abordaremos os principais motivos que podem fazer com que uma pessoa tenha seu nome negativado junto aos órgãos de proteção ao crédito como SPC, Serasa e Boa Vista.

Atrasar dívidas: independente se seja uma dívida de cartão, financiamento ou ainda contas de consumo, como energia, gás, tv a cabo. Qualquer tipo de dívida que está em atraso pode fazer com que seu nome seja negativado.

Ter participação em uma empresa em falência: pessoa que seja sócia ou proprietária de uma empresa em situação de falência pode ficar com o nome sujo. Isso porque, dependendo de qual for o regime jurídico da empresa, os sócios também possuem responsabilidade sobre as dívidas.

Continua após a publicidade

Cheques sem fundo: mesmo caindo em desuso, o cheque é algo que as pessoas precisam se atentar. E ao dar um cheque sem fundos para uma pessoa, essa situação pode levar a pessoa a ser negativada e ainda é uma das principais causas de inadimplência no Brasil.

Protesto em cartório: essa situação acontece quando alguma empresa protesta uma dívida em cartório devido ao não pagamento. Essa situação é muito comum quando uma pessoa compra em uma loja de sua cidade em crediário, mas não paga a conta.

Ação judicial: essa situação é parecida com o protesto em cartório, contudo, para receber a dívida o credor entra com a solicitação por mesmo da Justiça que intimará o devedor a pagar o débito que possua.

Golpes e fraudes: Já essa situação é um pouco mais complexa, caso você tenha sido vítima do golpe, sim, vítima de um golpe ou fraude, também poderá ter seu nome negativado. Isso porque golpistas podem utilizar seus dados para fazer compras, contratar empréstimos e demais dívidas.

Caso isso aconteça, o consumidor deve contestar todas as dívidas na Justiça para tentar se livrar das dívidas e ter seu nome limpo novamente.