Previdência Social INSS:
INSS: será que você já pode se aposentar por idade em 2022?
INSS: será que você já pode se aposentar por idade em 2022?
17/05/2022 22h15 Atualizada há 2 anos
Por: Jorge Roberto Wrigt

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) concede ao trabalhador com carteira assinada que contribuiu ao longo de anos, a aposentadoria. Sendo possível se aposentar por idade, invalidez ou aposentadoria especial.

Continua após a publicidade

De acordo com o INSS, para o trabalhador se aposentar por invalidez (aposentadoria por incapacidade permanente), será necessário estar afastado das suasn funções laborais e passar por perícia médica para comprovar que não tem mais condições de exercer sua profissão ou ocupar um outro cargo, ou seja, esteja incapacitado permanentemente.

A aposentadoria especial é destinada para as pessoas que trabalharam com agentes nocivos a sua sáude num determinado tempo.

Aposentadoria por idade

Para se aposentar por idade, o INSS exige que o segurado tenha realizado no mínimo 180 contribuições.Só em 2022, de janeiro até abril, já foram pagos R$ 65,8 bilhões em aposentadorias por idade, segundo informou a Previdência Social.

Continua após a publicidade

Para se aposentar neste ano, além das 180 contribuições, ´necessário o homem ter 65 anos de idade e a nulher 61 anos e seis meses. Em 2023, a idade mínima para a mulher se aposentar ficará fixada em 62 anos. Nos dois casos, a contribuição mínima deverá ser de 15 anos.

Aposentadoria por Invalidez

A aposentadoria por incapcidade permanente (antiga aposentadoria por invalidez) é destinada aos trabalhadores que por algum motivo ficaram incapacitados de forma permanente a exercer suas funções laborais. Sendo exigida uma carência de 12 de contribuições. No entanto, o trabalhador que sofreu acidente de trabalho que causou a incapacidade, não precisará cumprir a carência.

Lembrando que a incapacidade é declarada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ou pela Justiça.

Continua após a publicidade

Os aposentados por invalidez que precisam da ajuda de teceiros para realizar suas trarefas do dia-a - dia, poderão receber um adiconal no valor do benefício de 25% que também será acrescido no 13° salário.

Como solicitar?

Para o segurado solicitar a aposentadoria precisa acessar o site ou aplicativo Meu INSS ou ligar para a central de atendimento telefone 135 para o agendamento da perícia médica que deverá ser realizada. Serão marcados local e horário.

No dia da consulta, você deverá levar todos os documentos (laudos, exames, atstados e guias médicas) que comprovem a sua doença. Neste caso, haverá uma avaliação do médico perito.

Sendo atestada a incapacidade o segurado deverá a cada dois anos, passar por uma nova avaliação pelo INSS. No entanto, a avaliação a cada dois anos não precisará ser realizada por portadores de HIV ou pessoas maiores de 60 anos.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.