Previdência Social Você
Você precisa cancelar seu MEI? Saiba como realizar esse processo
Você precisa cancelar seu MEI? Saiba como realizar esse processo
24/05/2022 14h16 Atualizada há 2 anos
Por: Esther Vasconcelos

Para não ter problemas no futuro, caso você tenha que fechar seu negocio por exemplo, é necessário cancelar o seu MEI.

Continua após a publicidade

Mas antes, vale lembrar que ao dar baixa e cancelar o MEI, você não pode reativar a inscrição. Mas sem pânico, caso você queira abrir um novo negócio, basta solicitar a abertura de um novo CNPJ para microempreendedor.   

Realizando o cancelamento

Fiz o cancelamento, e agora?

Após realizar o cancelamento do CNPJ, é preciso:

Tenho dívidas, posso realizar o cancelamento?

Você até conseguirá cancelar MEI com dívida, no entanto, o valor da dívida será cobrado pela Receita Federal no futuro, com juros e multa.

Continua após a publicidade

Para verificar e pagar os impostos DAS atrasados, siga o passo a passo:

Depois do cancelamento, não serão geradas novas cobranças, mas as que já foram geradas devem ser pagas para que tudo fique em dia com o Governo.

Dica Extra do Jornal Contábil: MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio. Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar.

Já imaginou economizar de R$50 a R$300 todos os meses com toda burocracia, risco de inadimplência e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta.

E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio.

Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!

Continua após a publicidade