Previdência Social Tenho
Tenho diabetes, posso me aposentar por invalidez?
Tenho diabetes, posso me aposentar por invalidez?
31/05/2022 10h21 Atualizada há 2 anos
Por: Ricardo de Freitas
Imagem por vgajic / istock

Existem dois tipos principais de diabetes, Tipo 1 e Tipo 2.

Diabetes tipo 1, também conhecido como diabetes juvenil, ocorre quando o corpo não produz insulina. A insulina é um hormônio que ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue.

Continua após a publicidade

O diabetes tipo 2 ocorre quando o corpo não produz insulina suficiente ou as células não usam insulina adequadamente.

A obesidade e um estilo de vida sedentário são frequentemente fatores que contribuem para o desenvolvimento do diabetes tipo 2.

Embora não haja cura para nenhum dos tipos de diabetes, ambos podem ser gerenciados por meio de tratamento e cuidados adequados. Com os cuidados adequados, as pessoas com diabetes ainda podem levar uma vida longa e saudável.

Continua após a publicidade

Aposentadoria e Diabetes

Se você tem diabetes, você pode ter direito à aposentadoria por invalidez se sua condição o impedir de desempenhar as suas atividades laborais.

Para se qualificar para benefício de aposentadoria por invalidez, será necessário realizar a perícia médica do INSS, para confirmar sua inaptidão para as atividades laborais.

Quais são os requisitos da aposentadoria por invalidez?

Continua após a publicidade

Para se aposentar por invalidez, além do trabalhador se encontrar incapaz de se realizar suas atividades laborais é preciso também que não possa ser reabilitado em outra profissão, de acordo com a avaliação da perícia médica do INSS.

Requisitos para Aposentadoria

Ter a incapacidade total e permanente devidamente comprovada através de uma perícia médica feita no INSS ou no órgão público que você trabalha, inclusive tendo que constar a informação que é impossível a reabilitação em outro cargo ou trabalho;

– cumprir uma carência mínima de 12 meses (para os trabalhadores do INSS);

– estar trabalhando no serviço público ou contribuindo para a Previdência Social no momento em que ocorreu a incapacidade ou estar no período de qualidade de segurado, no caso dos segurados do INSS.