Previdência Social Auxílio-doença:
Auxílio-doença: quem tem pressão alta tem direito?
Auxílio-doença: quem tem pressão alta tem direito?
03/06/2022 22h32 Atualizada há 2 anos
Por: Jorge Roberto Wrigt
Imagem por @user14636459 / freepik

A pressão alta (hipertensão) vem sendo um problema preocupante no mundo moderno. Muitas vezes quem sofre com hipertensão têm deificuldades para exercer sua profissão, por isso procuram se informar sobre seus direitos.

Continua após a publicidade

Um desses direitos que o cidadão tem é o auxílio-doença, concedido pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Os trabalhadores que sofrem com pressão alta podem pedir junto ao INSS, o auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez.

Podem ter direito aos benefícios o cidadão que exerceu ou exerce atividades laborais com carteira assinada ou contribui de forma facultativa. Esses são contribuintes são:

Empregado;

Continua após a publicidade

Trabalhador Avulso;

Empregado doméstico;

Segurado Facultativo;

Continua após a publicidade

Segurado Obrigatório;

Segurado Especial;

Contribuinte individual.

Auxílio-doença

O Auxílio-Doença é um benefício por incapacidade devido ao segurado do INSS que comprove, em perícia médica, estar temporariamente incapaz para o trabalho em decorrência de doença ou acidente. Nos casos em que o segurado precisa se afastar do trabalho por mais de 15 dias, para cuidar da sua saúde. 

O auxílio-doença é chamado atualmente de auxílio de incacidade temporária, ou seja, o trabalhador ficará afastado das suas atividades laborais por um determinado tempo até que retornar ao trabalho.

Quem sofre com hipertensão tem direito ao auxílio-doença?

Geralmente a pressão alta não compromete a vida laboral, porém, existem casos que são necessários tratamentos específicos, incapacitando o empregado temprariamente. Sendo assim, será possível a concessão do benefício.

Essa possibilidade se dá porque em alguns a hipertensão pode acarretar outros problemas de saúde que necessitam de mairoes cuidados, como por exemplo, o AVC (Acidente Vascular Encefálico).

Aposentadoria por invalidez

A aposentadoria por invalidez (aposentadoria por incapacidade permanente) é concedida pelo INSS quando o trabalhado fica incapacitado de forma definitiva para exercer suas atividades laborais.

A aposentadoria será paga enquanto persistir a incapacidade. O trabalhador a cada dois anos será reavaliado pelo INSS.

Quem sofre de hipertensão pode pedir a aposentadoria por invalidez?

O empregado não fica impossibilitado de exercer suas atividades laborais quando sofre pressão alta. Mas, tudo vai depender das circunstâncias, ou seja, o trabalhador por causa da hipertensão sofreu um AVC que o deixou com sequelas. 

Essas sequelas estão impedindo que ele volte a trabalhar de maneira definitiva. Essa situação vai permitir que ele passe por uma perícia médica pelo INSS. Se na perícia ficar compravado que ele realmente está incapacitado de forma permanente, terá direito a aposentadoria por invalidez.

Como solicitar?

Para solicitar uma perícia médica, o trabalhador terá que ligar para a central de atendimento 135 e agendar data e horário. Essa solicitação também poderá ser realizada através do site ou aplicativo Meu INSS.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.