Economia Ceará
Ceará mantém crescimento e cria mais de 5,3 mil vagas no Estado
Ceará mantém crescimento e cria mais de 5,3 mil vagas no Estado
06/06/2022 17h08 Atualizada há 2 anos
Por: Gabriel Dau

Boas notícias para a economia cearense. O Ceará manteve a tendência de crescimento nos últimos três meses, criando 5.304 vagas em abril, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Previdência Social nesta segunda-feira (6 de Junho). 

Continua após a publicidade

Os dados são provenientes da relação entre o número de contratações com carteira assinada (40.892), que superou o de demissões (35.588).

O secretário da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Maia Júnior, afirma que: “É importante ressaltar que o setor de serviços permitiu empregar muitos cearenses. Também destaco a forte e marcante presença de pessoas com ensino médio completo ocupando as vagas de empregos formais. Um excelente resultado que estamos conseguindo manter por vários meses consecutivos”.

Com isso, o Ceará é o segundo estado que mais gera empregos no Nordeste, depois da Bahia (15.416).

Continua após a publicidade

Vladyson Viana, presidente do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), analisou: “Este é o terceiro mês consecutivo que o Ceará registra saldo positivo na geração de postos de trabalho. Acreditamos que é um reflexo da consolidação da retomada da economia e dos investimentos públicos realizados, a exemplo do Programa Mais Emprego Ceará e Ceará Credi, que estimulam a economia e geração de novos postos”.

O nível de emprego formal oscilou positivamente (0,44%), com 1.204.438 empregos formais no Ceará. Em termos setoriais, o saldo decorreu, principalmente, da geração de postos de trabalho nos serviços (3.665 novos empregos), seguido pela indústria (1.401) e comércio (419).

Nesse caso, as quedas do emprego na agricultura (-105) e na construção civil (-76) prejudicaram esse resultado.

Continua após a publicidade

Considerando a cidade do Ceará, a geração de empregos continua muito concentrada na capital Fortaleza (3.234 empregos), seguida por Itapipoca (222), Eusébio (195) e São São Gonçalo do Amarante (186).