Previdência Social ECF
ECF 2022: quem precisa entregar e quais os principais cruzamentos?
ECF 2022: quem precisa entregar e quais os principais cruzamentos?
10/06/2022 15h53 Atualizada há 2 anos
Por: Ana Luzia Rodrigues

A Escrituração Contábil Fiscal (ECF) é uma declaração composta por informações contábeis oriundas da Escrituração Contábil Digital (ECD), informações relacionadas à apuração do IRPJ e da CSLL, além de dados decorrentes de operações, tais como transações com partes relacionadas, operações de importação e exportação, entre outras.

Continua após a publicidade

Em um ambiente dominado pela tecnologia com finalidade fiscalizatória, a revisão preventiva da ECF se torna um bom ponto de partida para assegurar a integridade dos dados contábeis, tributários e econômicos que serão apresentados à Receita Federal.

No ano passado, o órgão comunicou mais de 58 mil empresas sobre inconsistências encontradas entre a ECF e outras informações da sua base de dados referente a 2018 e/ou 2019. Na ocasião, foi estabelecido um prazo para correção espontânea, sem a aplicação de multa, mas ainda assim foi uma demonstração de rigor fiscal.

Em 2022, o prazo final para apresentação da ECF é 31 de agosto. Diante da complexidade dessa obrigação e da rigidez dos cruzamentos, é válido se preparar para esta entrega desde já.

Continua após a publicidade

Quem é obrigado a entregar a ECF?

Estão obrigadas ao preenchimento anual da ECF todas as pessoas jurídicas, inclusive imunes e isentas, sejam elas tributadas pelo lucro real, lucro arbitrado ou lucro presumido, exceto:

Quais cruzamentos são importantes a serem feitos no arquivo?

Conheça as principais validações da ECF para garantir a entrega da obrigação de acordo com a legislação fiscal.

A ECF foi implantada com o intuito de substituir a DIPJ (Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Jurídica) e é composta por 14 módulos, o que torna essa obrigação acessória bem mais extensa e trabalhosa do que a DIPJ.

Continua após a publicidade

Portanto, esses fatores reforçam a necessidade de trabalhar com um sistema contábil capaz de gerar as informações de maneira correta.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.