Previdência Social Prova
Prova de vida do INSS 2022: O que mudou?
Prova de vida do INSS 2022: O que mudou?
17/06/2022 10h42 Atualizada há 2 anos
Por: Esther Vasconcelos

O ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, assinou uma portaria que altera as regras para a realização da prova de vida no dia 02 de fevereiro deste ano.

Continua após a publicidade

A portaria estabelece que os aposentados e pensionistas não são mais obrigados a fazerem a comprovação presencial de vida. Antes, o procedimento era obrigatoriamente feito de maneira presencial. 

Prova de vida em 2022

Como já foi dito os aposentados e pensionistas não precisam mais ir até uma agência bancária para apresentar seus documentos.

Agora a prova de vida é feita com base no cruzamento de dados das plataformas do governo. Esse cruzamento de servirá para confirmar que o titular do benefício, nos dez meses posteriores ao seu último aniversário, realizou algum ato registrado em bases de dados próprias da autarquia ou mantidas e administradas pelos órgãos públicos federais.

Continua após a publicidade

Serão usados dados, como: votação em eleições; registro de transferências de bens; vacinação; consultas pelo Sistema Único de Saúde; ou renovação de documentos como RG, carteira de motorista ou passaporte.

“Essa é uma iniciativa histórica para o INSS. Antes o cidadão precisava comparecer presencialmente mesmo diante de dificuldades pessoais, de saúde, climáticas, ou distância da sua residência”, destacou José Carlos Oliveira, presidente do INSS.

Oliveira acrescentou dizendo: “É um ganho para você brasileiro, para o INSS, para o Governo Federal, para a economia do País. Garantia de que o benefício será pago somente a quem tem direito”.

Continua após a publicidade

Como fazer a prova de vida pelo gov.br?

A Prova de Vida digital é realizada no aplicativo gov.br através do reconhecimento facial. Ao realizar o reconhecimento facial, o aplicativo comprova que você está vivo e envia essa informação para o órgão que paga seus benefícios. Para isso, siga as orientações abaixo:

  1. Baixe e acesse o aplicativo gov.br;
  2. Caso ainda não possua sua conta gov.br, crie uma;
  3. Após logar no aplicativo, na tela inicial, em "Serviços", clique em "Prova de vida";
  4. Na tela "Histórico de Prova de vida", selecione a "Prova de vida pendente";
  5. Na tela "Autorização", clique em "Autorizar";
  6. Siga as instruções para fazer o reconhecimento facial;
  7. Após finalizar o reconhecimento facial com sucesso, clique em "OK";
  8. Na tela de Autorização, o status da sua Prova de Vida mudará para "Autorizado";
  9. Faça o acompanhamento da Prova de Vida pelo site do seu órgão pagador.

Quem pode fazer a prova de vida online?

A Prova de Vida digital no aplicativo gov.br pode ser feita por:

Caso os aposentados e pensionistas não tiverem dados suficientes para que essa comprovação ocorra, ele será notificado sobre a necessidade de realização da prova de vida, preferencialmente, por meio eletrônico.

Nesses casos a prova de vida será feita presencialmente, porém o INSS deverá oferecer ao beneficiário independentemente da sua idade, meios para que a prova de vida seja realizada sem a necessidade de deslocamento da própria residência.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.