Previdência Social Central
Central de Transplante realiza captação de novos órgãos em Sergipe
Central de Transplante realiza captação de novos órgãos em Sergipe
20/06/2022 15h27 Atualizada há 2 anos
Por: Gabriel Dau

Entre a noite da última terça-feira (14), e a manhã da quarta-feira (15), foram captados um fígado, um fígado, quatro rins e córneas foram captados.

Continua após a publicidade

Os procedimentos foram realizados no centro cirúrgico do Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho, após autorização dos familiares.

Os doadores, que tinham idade de 37 e 49 anos, sofreram morte encefálica, de acordo com o coordenador da Central de Transplantes, Benito Fernandez.

A captação de órgãos começou na noite de terça-feira, com a retirada dos rins do primeiro doador, que foram encaminhados um para o Rio de Janeiro e outro para Brasília. 

Continua após a publicidade

Nesta manhã foi realizada a retirada dos demais órgãos do segundo doador. Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) realizará o transporte do fígado de Aracaju para a Paraíba e outros dois rins serão enviados no início desta tarde para Pernambuco, onde serão transplantados.

“Nossa expectativa é de que ainda este ano possamos começar a fazer o transplante renal no Hospital Universitário de Aracaju. Por outro lado, estamos aguardando a autorização do Ministério da Saúde para que o Hospital de Cirurgia possa realizar os transplantes de fígado e rim para que a gente possa atender os nossos usuários aqui mesmo no Estado”, destacou Benito.

As córneas retiradas dos doadores ficam no Estado e atenderam os usuários de Sergipe, como destacou Benito Fernandez, lembrando que nenhum coração pode ser utilizado para transplante. 

Continua após a publicidade