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Receita Federal suspende a necessidade de autenticação documental
Receita Federal suspende a necessidade de autenticação documental
22/06/2022 12h28 Atualizada há 2 anos
Por: Leonardo Grandchamp

Está suspensa, por tempo indeterminado, a obrigatoriedade de apresentação de documentos originais ou cópias autenticadas para solicitar serviços ou prestar esclarecimentos ao atendimento da Receita Federal, mantendo a recepção em cópias simples, ou por meio digital. A publicação foi feita ontem (20/06), Instrução Normativa RFB nº 2.088, e contribui para a simplificação de acesso aos serviços prestados pela instituição.

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O contribuinte que apresentar cópia simples em uma unidade presencial, ou enviar um documento digitalizado por ele mesmo, permanece obrigado a manter os originais sob sua guarda, podendo ser demandado a apresentá-los, a qualquer momento, pela Receita Federal.

A veracidade será atestada, por meio da verificação de selos ou códigos de autenticidade dos documentos expedidos por outros órgãos, comparação com as bases de dados da Receita Federal, convênios, contato telefônico ou eletrônico, e outros meios disponíveis de validação.

Essa simplificação de procedimentos está alinhada com as diretrizes do governo federal para maior aproximação entre o cidadão e os órgãos públicos, e com as boas práticas ao facilitar o acesso aos serviços prestados, e elevar a satisfação dos usuários.

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Original de Receita Federal

Fonte: CRCRJ