Previdência Social Certidão
Certidão de Tempo de Contribuição: Saiba o que é, e para que serve
Certidão de Tempo de Contribuição: Saiba o que é, e para que serve
27/06/2022 11h44 Atualizada há 2 anos
Por: Esther Vasconcelos

Certidão de Tempo de Contribuição é o documento que contém todas as suas informações de trabalho e contribuições, ele permite levar o tempo de contribuição de um regime de previdência social a outro.

Continua após a publicidade

O certificado pode ser emitido tanto pelo Regime Geral da Previdência Social (RGPS), vinculado ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), como pelo Regime Próprio da Previdência Social (RPPS), federal ou municipal.

Quem pode utilizar a Certidão de Tempo de Contribuição?

Essa certidão pode ser utilizada por servidores públicos que possuíram vínculos no Regime Geral de Previdência Social e também por trabalhadores celetistas que possuíram vínculos no Regime Próprio de Previdência Social.

Ou seja, não existem restrições com relação a quem pode utilizar a Certidão de Tempo de Contribuição, desde que tenha mudado de regime previdenciário.

Continua após a publicidade

Por exemplo, ela poderá ser usada por um servidor público que antes trabalhava como celetista, para um servidor público que mudou de Regime Próprio ou para um celetista que antes trabalhava como servidor público.

Como solicitar a CTC?

Como comprovar períodos de tempo de serviço com a CTC?

Além de períodos trabalhados em regimes diferentes a Certidão de Tempo de Contribuição - CTC também pode ser emitida para comprovar períodos de tempo de serviço militar, períodos de tempo de aluno aprendiz, bem como, períodos de atividades rurais por exemplo.

Para aqueles que precisam da certidão para validar seu tempo de contribuição no INSS, a documentação exigida é:

Continua após a publicidade

Qual o prazo para de emissão da CTC?

O prazo do governo para a emissão de qualquer tipo de certidão para a defesa de direitos e esclarecimento de situação é de 15 dias após o registro do pedido no órgão expedidor de acordo com a Lei nº 9.051/1995.

Porém o INSS aponta que pode levar até 45 dias para analisar a concessão do certificado. Mas caso você esteja aguardando uma resposta dos órgãos previdenciários a mais do que 45 dias, o ideal é solicitar a ajuda de um advogado previdenciário e entrar com um pedido de mandado de segurança.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.