Previdência Social FGTS
FGTS 2022: conheça situações em que o saque é permitido
FGTS 2022: conheça situações em que o saque é permitido
12/07/2022 21h06 Atualizada há 2 anos
Por: Jorge Roberto Wrigt

O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Garantia de Serviço) é um direito garantido aos trabalhadores com carteira assinada. 

Continua após a publicidade

De acordo com a regra, os empregadores têm de depositar 8% do salário dos funcionários naquela reserva. Desta forma, é criada uma poupança compulsória para emergências ou necessidades específicas do trabalhador.

Antes, o saque do FGTS era permitido apenas em algumas situações, no entanto, nos últimos anos, o governo federal vem permitindo aos trabalhadores a realizar saques dos valores  na intenção de estimular a economia. Recentemente foi liberado o saque extraordinário do FGTS no valor de até R$ 1 mil.

Em 2019, foi criada pelo governo uma nova modalidade, chamada de saque-aniversário, que permite ao trabalhador fazer uma retirada uma vez por ano de parte do valor das contas do Fundo de Garantia, no mês de seu aniversário. No entanto, quem adere a essa modalidade, perde direito à retirada do saldo total de sua conta do FGTS em caso de demissão sem justa causa. Tendo direito apenas ao saque da multa de 40%.

Continua após a publicidade

Contudo, a ideia é que o dinheiro deve permanecer no FGTS para ser resgatado em apenas algumas situações.

Veja as situações em que é permitido sacar o FGTS

Como consultar o saldo do FGTS

Você pode realizar a consulta do saldo pessoalmente, nas agências da Caixa Econômica Federal, no balcão de atendimento. Outra maneira para ter acesso ao saldo é acessar o site ou aplicativo do FGTS.

No site da Caixa

Continua após a publicidade

Acessando o site da Caixa, o trabalhador deverá informar o NIS (PIS/Pasep), que pode ser consultado na carteira de trabalho ou em algum extrato antigo que o trabalhador tenha, e usar uma senha cadastrada por ele próprio. Também é possível ter acesso usando a Senha Cidadão. Existe na página, uma forma do trabalhador recuperar a senha, desde que informe o seu NIS (Número de Identificação Social).

Pelo aplicativo

Por meio do App FGTS é possível solicitar o saque, indicar uma conta de qualquer banco para receber o crédito, fazer upload de documentos, acompanhar as etapas do processo e muito mais. 

A nova versão do aplicativo está disponível para todos os trabalhadores nas lojas da plataforma Android, de forma gratuita.