Previdência Social Aposentados
Aposentados e pensionistas do INSS recebem na próxima semana
Aposentados e pensionistas do INSS recebem na próxima semana
19/07/2022 16h59 Atualizada há 2 anos
Por: Jorge Roberto Wrigt

Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começam a receber a partir da próxima segunda-feira (25). O dinheiro será liberado para aposentadorias, pensões e outros auxílios. Serão beneficiados cerca de 36 milhões de brasileiros.

Continua após a publicidade

O INSS divide o pagamento em dois grupos: os que recebem um salário mínimo e os que ganham acima do piso nacional. Os repasses ocorrem em lotes, de acordo com o dígito final do número de benefício.

O número é composto por 10 algarismos e serve para identificar o beneficiário. Desta forma, para você saber qual a data de pagamento para o seu grupo, basta consultar o último dígito da numeração (desconsiderando aquele após o traço). Exemplo: imagina que seu número de benefício é 456.123.987-0, o dígito final será o 9.

Calendário de julho do INSS

Acompanhe a seguir o calendário de pagamento do mês de julho, que começa no dia 25 e segue até o dia 5 de agosto.

Continua após a publicidade

Quem recebe um salário mínimo

Quem recebe mais de salário mínimo

Consulta a benefícios do INSS

Existe uma maneira do segurado se informar sobre valores e outros detalhes sobre benefícios. Basta ligar para a central de atendimento do INSS, número 135. Também é possível acessar o site ou aplicativo Meu INSS, fazer o login com uma conta gov.br para ter acesso a todas as informações.

Decisão do STF vai aumentar o valor de milhares de aposentadorias

A Revisão da Vida Toda veio gerando várias controvérsias nos tribunais recentemente, e devido à grande demanda de ações relacionadas a esse assunto, tal tema ficou pendente de julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF). Porém, em 23 de fevereiro deste ano, aconteceu o julgamento final desta matéria, pelo ministro Alexandre de Moraes. Sua decisão foi referente se será favorável ou não para o segurado o INSS a realização da revisão.

Muitos segurados que se aposentaram entre 29 de novembro de 1999 até 13 de novembro de 2019, e que tinham realizado contribuições antes de julho de 1994 não puderam computar essas contribuições, já que as regras daquele período não permitiam.

Continua após a publicidade

Com isso, muitos segurados foram prejudicados porque não podiam utilizar as melhores contribuições que foram realizadas antes de julho de 1994.

Como consequência, milhares deles tiveram a concessão do benefício com valor muito menor do que deveriam ter. Logo, a Revisão da Vida Toda busca através da justiça conseguir incluir essas contribuições para ampliar o valor do benefício dos segurados.

Esse tema ficou conhecido como 1.102 e ele só poderá ser aplicado por aquelas pessoas que estavam fazendo melhores contribuições antes do Plano Real que entrou em vigor em julho de 1994. Poderão ser beneficiados que recebe:

Aposentadoria por Tempo de Contribuição;

Aposentadoria por Idade;

Aposentadoria Especial;

Aposentadoria por Invalidez;

Auxílio Acidente;

Auxílio-Doença;

Pensão por Morte;

Salário Maternidade.

No início de junho de 2022, uma nova regra aprovada pelo Supremo Tribunal Federal garantiu que os votos dos ministros aposentados, proferidos no julgamento em plenário virtual e que foram destacados para plenário físico continuem válidos.

Agora, com a nova regra aprovada, para evitar a manobra adotada por um dos ministros que queria direcionar a votação para o plenário físico, descartando o voto dos ministros aposentados, o STF ainda precisa decidir em sessão administrativa o que fazer com os julgamentos destacados de todos os votos proferidos no plenário virtual.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.