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Um Japão que deve ser visto pelo empresário brasileiro
Um Japão que deve ser visto pelo empresário brasileiro
04/08/2022 04h00 Atualizada há 2 anos
Por: Leonardo Grandchamp

O Japão é a terceira maior economia do mundo, possui um mercado sofisticado para produtos, serviços e tecnologias e continua a desfrutar de um crescimento econômico estável. Também vale ressaltar que o país respondeu positivamente às mudanças socioeconômicas globais e está desenvolvendo rapidamente seu ambiente de negócios, em especial por conta de uma atenção muito interessante às startups.

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Há no Japão pouco mais de 10 mil startups. Em 2019 foram investidos US$ 25,38 bilhões, sendo US$ 19 bilhões para startups no mercado doméstico e US$ 6,38 bi para aquelas que atuam fora do país, como aponta a Venture Enterprise Center, do Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão. Apesar dos números relevantes, comparado ao Brasil, ainda é um mercado que precisar crescer muito.

Para atrair as startups japonesas, executivos da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e da Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP) estiveram captando empresas daquele país a promoverem seus negócios por aqui. Tudo isso pode criar, sem dúvida, um novo patamar de relações entre pequenas empresas dos dois países, algo muito fomentado pelos governos brasileiro e japonês.

Também fazemos o mesmo com o Invest Japan, programa pelo qual oferecemos suporte completo às empresas brasileiras interessadas em investir no Japão, desde o auxílio a elaborar um modelo adaptado ao mercado local, rodadas de negócios, esclarecimento de dúvidas, abertura do escritório até o pós-abertura (divulgação e expansão no Japão). Apoiamos as companhias ainda com pesquisas de mercado customizadas, consulta com especialistas e leis tributárias, reuniões com potenciais parceiros e governos locais.

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De iniciativas lideradas pelo governo a desafios sociais em um mundo pós-covid-19, o Japão abre suas portas e está pronto para investimentos e talentos estrangeiros. O Brasil, claro, até por suas relações históricas com o Japão, merece uma atenção especial. Para superar esses desafios e alcançar um crescimento econômico sustentável, a inovação é indispensável.

De olho nesse cenário, o estabelecimento e desenvolvimento de um ecossistema de inovação para startups e a criação imediata de um ambiente de negócios e de vida propício para empresas estrangeiras também estão sendo promovidos pelo Japão. As brasileiras, apesar do foco dado pelos japoneses às nações do Sudeste Asiático, têm grandes possibilidades de negócios e não podem perder.

Entrar em um novo mercado é uma tarefa difícil para qualquer empresa, pois requer tempo e recursos financeiros para fazê-lo. O Japão lançou as oportunidades e as companhias precisam fazer a sua lição de casa. Mas vale lembrar que o Japão e o Brasil sempre tiveram histórias bem-sucedidas de relacionamento. Quem sabe o da sua empresa não é a próxima!

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Por Hiroshi Hara, diretor-presidente da JETRO São Paulo

A Japan External Trade Organization (Jetro) atua no Brasil há mais de 60 anos no fomento de comércio e investimentos entre empresas dos dois países e na atração de investimentos brasileiros para o Japão, além do aprimoramento do ambiente de negócios.