Previdência Social Saque
Saque extraordinário do FGTS: ainda posso solicitar a retirada dos valores?
Saque extraordinário do FGTS: ainda posso solicitar a retirada dos valores?
03/09/2022 15h40 Atualizada há 2 anos
Por: Jorge Roberto Wrigt

De acordo com a Caixa Econômica Federal, os trabalhadores que ainda não movimentaram a quantia de R$ 1 mil referente ao saque extraordinário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) ainda podem solicitar a retirada do valor. O prazo para saque termina no dia 15 de dezembro deste ano.

Continua após a publicidade

O banco informou que cerca de R$ 9,2 milhões em recursos do saque extraordinário ainda não foram movimentados pelos trabalhadores até o início de agosto.

Para ter direito ao saque extraordinário, o empregado com carteira assinada precisa ter saldo disponível nas suas contas do FGTS. Para ter acesso ao valor, a Caixa abriu uma conta no Caixa Tem em nome do trabalhador. Deste modo, o crédito será realizado de forma automática nesta conta.

Por meio do aplicativo, é possível receber e transferir dinheiro, poupar, pagar boletos, receber pagamentos e transferências via Pix e realizar compras usando a maquininha com QR Code. Além disso, com o cartão de débito virtual, é possível fazer compras em aplicativo de entrega ou de vídeo/música preferido e compras pela internet.

Continua após a publicidade

Se o valor não tiver caído automaticamente na conta do trabalhador, será preciso fazer um pedido para liberar os recursos.

Veja os motivos pelo quais pode acontecer o bloqueio dos recursos:

Porém, o que não será disponibilizado, segundo a Caixa, são os valores que estiverem bloqueados na conta do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Continua após a publicidade

Outras opções para sacar o FGTS

O trabalhador também pode solicitar à Caixa Econômica Federal o saque-aniversário, liberado anualmente, no mês de seu aniversário.