Previdência Social 14º
14º salário do INSS: Quando o benefício pode ser liberado?
14º salário do INSS: Quando o benefício pode ser liberado?
08/09/2022 10h14 Atualizada há 2 anos
Por: Esther Vasconcelos

O projeto de lei que autoriza o pagamento de um 14º salário para aposentados e pensionistas do INSS já esteve perto de ser aprovado.

Continua após a publicidade

O PL nº 4367, apresentado em 2020 pelo deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), havia recebido no final de junho o parecer favorável da última comissão da Câmara.

Porém, o projeto de lei voltou a estaca zero, após uma decisão do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Com todas essas idas e vindas os aposentados e pensionistas ficam se perguntando quando esse sonho se tornará realidade.

Quando o benefício pode ser liberado?

Desde 21 de junho o projeto está sem novas movimentações, o projeto de lei ainda aguarda agora a criação de Comissão Temporária pela Mesa Diretora para ser analisado novamente. 

Continua após a publicidade

Com todas essa mudança se torna difícil prever que os pagamentos do 14º salário do INSS ocorram ainda em 2022. 

O texto do projeto de lei indica que o abono extra deverá ser pago até dezembro de 2023. Se mantido o texto original, o PL determina o pagamento de duas parcelas de até um salário mínimo.

Lembrando que a proposta ainda precisa passar por análise da Comissão de Constituição e Justiça e, se aprovada, segue direto para o Senado Federal.

Continua após a publicidade

Para que o pagamento do abono em dobro seja realizado o projeto de lei precisa ainda receber a sanção do presidente da República, Jair Bolsonaro.

Se aprovado, quem terá direito ao 14° do INSS?

Terão direito ao 14º salário do INSS, caso seja aprovado os beneficiários que recebem os seguintes benefícios:

Lembrando que não receberá o 14° salário os beneficiários do BPC, do auxílio suplementar por acidente de trabalho e beneficiários do amparo previdenciário por invalidez do trabalhador rural.

Qual o valor do benefício?

O valor do 14º salário do INSS também está em aberto. Porém existe previsões, como por exemplo quem recebe 1 salário mínimo terá direito ao benefício no mesmo valor. 

Já quem recebe entre 1 e 2 salários mínimos, vai receber o valor de 1 salário + o valor proporcional à diferença entre o salário mínimo e o teto do regime geral da previdência social (R$ 7.087,22 em 2022).

O que sabemos é que o valor será limitado a dois salários mínimos para todos os beneficiários.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.