Previdência Social Taxista
Taxista pode ser MEI?
Taxista pode ser MEI?
27/02/2023 15h22 Atualizada há 1 ano
Por: Esther Vasconcelos

A tarefa fundamental de um Motorista de Táxi é deslocar passageiros de um ponto até outro. A profissão de taxista é uma alternativa de emprego para motoristas dispostos a transportar passageiros de maneira prestativa e segura. 

Continua após a publicidade

Mesmo com o surgimento de aplicativos de corrida, existem mais de 80.135 taxistas ativos, cadastrados no DTP – Departamento de Transportes Públicos no Brasil.

A Lei 12.468 , que rege a profissão, determina que todo taxista deve estar inscrito como segurado do Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS.

Mesmo que o taxista ainda exerça a profissão na condição de autônomo, auxiliar de condutor autônomo ou locatário, esse profissional deve contribuir com a previdência.

Continua após a publicidade

O MEI é uma das maneiras de estar em dia com esse obrigação e desfrutar dos benefícios que a previdência oferece e vários outros benefícios que o próprio MEI oferece.

Leia Também: Documentos Necessários Para Abrir Um MEI

O que é MEI?

O MEI é uma alternativa que pequenos empreendedores têm de se formalizar. Pagando uma tarifa mais baixa do que os impostos cobrados na abertura convencional de uma empresa, eles têm direito a benefícios como auxílio-doença, licença-maternidade e até mesmo aposentadoria.

Continua após a publicidade

Outras vantagem que o taxista MEI pode usufruir é ter um cadastro de Pessoa Jurídica, o que facilitará quando esse trabalhador quiser prestar serviços a alguma empresa.

Com isso o Taxista MEI será capaz de emitir Notas Fiscais pelos trabalhos realizados, uma exigência de muitas empresas.

Leia Também: Quando O MEI Tem Direito A Justiça Grátis?

Quais os requisitos para o taxista se tornar MEI?

Para ser registrado como MEI, é necessário:

Outros critérios são:

Leia Também: O Que É MEI E Quem Pode Se Tornar Um?

Como o taxista pode fazer seu cadastro MEI?