Previdência Social Veja
Veja o que mudou no cartão de crédito consignado do INSS
Veja o que mudou no cartão de crédito consignado do INSS
17/12/2022 00h15 Atualizada há 1 ano
Por: Jorge Roberto Wrigt
Imagem por @gpointstudio / freepik

Na terça-feira (13), foram anunciadas mudanças no sistema do cartão de crédito do consignado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) ou o cartão consignado de benefícios. O edital foi publicado no Diário Oficial da União. De acordo com o texto, o limite máximo de crédito pode ser até 1,6 vezes o valor do benefício. 

Continua após a publicidade

A quantia para saque foi limitada em 70% da margem total, nas duas modalidades de cartão. A taxa de juros não ultrapassará 3,06% ao mês. Sendo que para contratar o empréstimo, será preciso que a autorização seja realizada de maneira clara, sendo necessária a assinatura biométrica. Não será permitido fazer a autorização por ligação telefônica ou gravação de voz.

Em relação a entrega do cartão de crédito consignado ou cartão consignado de benefícios, ela deverá ser feita para o titular do benefício, já a fatura do mês poderá ser enviada fisicamente ou digital. 

Leia Também: Mega da Virada inicia vendas este sábado. Prêmio está estimado em R$ 450 milhões

Continua após a publicidade

Quem tem direito?

Terão direito às duas modalidades do cartão de crédito, os aposentados, pensionistas, titulares do Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) e da Renda Mensal Vitalícia (RMV).

O cartão de crédito consignado é aquele em que o valor mínimo da fatura é descontado diretamente no contracheque ou benefício do INSS.

Fique atento: caso você não pague o valor total da sua fatura até o vencimento, o valor mínimo dela será descontado direto no seu benefício ou salário.

Continua após a publicidade

O governo federal ampliou a margem de crédito consignado dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para 45%.

Sendo que esse novo aumento de 5% está atrelada a nova modalidade de crédito, divulgada como Cartão de Benefício Consignado que começou a ser oferecido em setembro deste ano pelas instituições financeiras.

Dessa forma, com a aprovação da nova margem de 45% a utilização com o consignado ficou da seguinte forma:

35% para empréstimos consignados;

5% para cartão de crédito consignado;

5% para cartão benefício consignado.

Dessa forma, o cartão de benefício consignado funciona como uma espécie de junção entre o empréstimo consignado e o cartão de crédito a partir de um único produto.

Isso significa que o cartão de benefício vai funcionar semelhantemente ao cartão de crédito, com o desconto realizado direto na folha de pagamentos.

Leia Também: Trocar de carreira tem se tornado algo comum e as mulheres estão a frente dos homens nesse quesito

Sem consulta ao SPC/SERASA

As pessoas que estão negativadas nos órgãos de proteção ao crédito, como SPC/SERASA, podem contratar o cartão de crédito consignado. Isto porque não há consulta ao SPC ou Serasa, diferente dos cartões de crédito convencionais.