Previdência Social Ministério
Ministério do Esporte: Saiba quem são as três mulheres cotadas para a pasta
Ministério do Esporte: Saiba quem são as três mulheres cotadas para a pasta
20/12/2022 10h14 Atualizada há 1 ano
Por: Esther Vasconcelos

Lula decide que quer uma mulher à frente do Ministério do Esporte, a favorita para chefiar a pasta é a ex-jogadora de vôlei Ana Moser. Mas também existem outras duas cotadas para chefiar a pasta.

Continua após a publicidade

No governo de Jair Bolsonaro, o Ministério do Esporte foi extinto, sendo integrado no superministério Cidadania. No antigo governo PT, quem comandou a pasta foi o PCdoB. Saiba quem são as três mulheres cotadas para a pasta.

Leia Também: Lula bateu o martelo! Camilo Santana será ministro da Educação

Ana Moser (ex-jogadora de vôlei)

Ana Beatriz Moser, é ex jogadora da Seleção Brasileira de Vôlei, começou a jogar vôlei aos 7 anos de idade. Em 1998, Ana Moser desenvolveu um projeto de formação de atletas baseado no ensino de voleibol em escolas públicas e privadas do Brasil. 

Continua após a publicidade

Em 14 de novembro de 2022, Ana Moser foi uma das especialistas designadas para integrar o Grupo Técnico de Esporte do Gabinete de Transição Governamental.

Atualmente ela atua como comentarista esportiva de jogos em canais dedicados aos esportes. Ana Moser, aparece como favorita, para ocupar o cargo.

Leia Também: Decidido! STF torna orçamento secreto inconstitucional

Continua após a publicidade

Leila Barros (senadora e ex-jogadora de vôlei)

Leila Gomes de Barros Rêgo, conhecida como Leila do Vôlei, pela Seleção Brasileira de Voleibol Feminino, Barros obteve as medalhas de bronze nos Jogos Olímpicos de 1996 e de 2000.

Nas eleições de 2014, Barros concorreu a um assento na Câmara Legislativa do Distrito Federal pelo Partido Republicano Brasileiro (PRB). Em dezembro de 2014, Barros se tornou secretária de Esportes e Lazer do GDF, sendo a primeira mulher a exercer o cargo, ficando até 2018.

Em 2018, Barros desfiliou-se do PRB, logo depois ingressando no Partido Socialista Brasileiro (PSB), cuja liderança distrital a incentivava a concorrer à Câmara dos Deputados ou ao Senado.

Em 2019, Barros foi eleita para ocupar a 4ª suplência da Mesa Diretora do Senado, a única mulher do colegiado. Atualmente Barros está no Partido Democrático Trabalhista (PDT) e se candidatou ao governo do Distrito Federal, porém não foi eleita, hoje é a atual Procuradora da Mulher no Senado.

Leia Também: Saiba quem é Janja a futura primeira-dama do Brasil

Marta (ex-jogadora de basquete)

Marta de Souza Sobral, é ex-jogadora de basquete, em 1991 conseguiu uma medalha de ouro de basquete nos Jogos Pan-americanos de Havana. Em 1996 também conquistou a medalha de prata nas Olimpíadas de Atlanta e medalha de bronze em Sydney 2000.

Entre 2013 a 2016, foi Secretária Municipal de Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal de Santo André, durante a gestão do prefeito Carlos Grana (PT).

Em 2022, se candidatou a deputada federal pelo PT, obtendo a maior votação em sua carreira política 13.839 votos.