Previdência Social Celso
Celso Amorim foi nomeado chefe da assessoria Especial do presidente Lula
Celso Amorim foi nomeado chefe da assessoria Especial do presidente Lula
05/01/2023 13h59 Atualizada há 1 ano
Por: Esther Vasconcelos
Wilson Dias/Agencia Brasil

Nesta quarta-feira, a nomeação do ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim, como assessor-chefe da Assessoria Especial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi oficializada em edição extra do Diário Oficial da União.

Continua após a publicidade

Agora, Amorim atuará próximo ao presidente, sendo principal conselheiro de Lula e acompanhando o presidente em viagens internacionais. A política externa é um dos principais objetivos de Lula.

Com essa estratégia, Lula terá um conselheiro de política externa e também o ministro Mauro Vieira no Itamaraty, que vale ressaltar, foi indicação de Amorim.

Leia Também: Secretário da Atenção Primária defende o retorno do Mais Médicos

Continua após a publicidade

Política externa

De acordo com informações da Presidência da República Lula fará sua primeira viagem oficial no dia 23 deste mês, com destino a Argentina, para participar da cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), em Buenos Aires.

Após visitar a Argentina, o presidente brasileiro deverá visitar o presidente Joe Biden, nos Estados Unidos. A equipe presidencial também está preparando viagens oficiais para China ainda neste semestre, e para Portugal, Lula deve acompanhar a entrega do prêmio Camões para Chico Buarque.

Nesta semana o presidente fez alguns encontros com líderes e chefes de estado, como o vice-presidente da China, Wang Qishan, Alberto Fernández, Luis Alberto Arce Catacora, presidente da Bolívia também com o presidente do Chile, Gabriel Boric.

Continua após a publicidade

Também houve encontros com o presidente do Equador, de Honduras e Colômbia e também da Guiné. Lula também se encontrou com Rei Felipe VI, da Espanha, e o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa.

Leia Também: Meio Ambiente: Marina toma posse e anuncia novas secretárias

Reabertura de embaixadas

Ainda em 2022, Amorim, participou do Brazil Africa Forum 2022, em São Paulo, durante sua participação, ele afirmou que o continente africano “será prioridade de Lula”. “O Brasil estará de volta no mundo e na África”, afirmou.

Durante o governo de Bolsonaro, muita embaixadas foram fechadas, entre elas a de Cracas, e os consulados e vice-consulados espalhados pela Venezuela.

As relações Brasil e Venezuela foram totalmente cortadas no antigo governo, deixando centenas de brasileiros que vivem na Venezuela sem assistência. Isso porque sem esse laço, a burocracia é muito grande, inclusive durante as eleições, esses brasileiros tiveram que viajar até a Colômbia para votar.

Porém Lula agora pretende reabri-las, de acordo com o novo governo, tal medida faz parte da retomada de diálogo direto com o governo de Nicolás Maduro.