Previdência Social Confira
Confira como foram as manifestações pró-democracia pelo país
Confira como foram as manifestações pró-democracia pelo país
10/01/2023 09h59 Atualizada há 1 ano
Por: Esther Vasconcelos
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Após os ataques aos três poderes no domingo (8), 16 capitais brasileiras registraram manifestações pró-democracia. As manifestações foram motivados contra os atos terroristas que aconteceram em Brasília.

Continua após a publicidade

Durante os protestos, os participantes gritavam "sem anistia" e também pedindo a punição dos participantes do atos em Brasília. Confira como foram as manifestações pelo país.

Leia Também: Brasília: Confira o passo a passo da Invasão dos Três Poderes

Nordeste

No centro de Salvador os manifestantes saíram de Campo Grande, e seguiram em direção à Praça Dois de Julho, os manifestantes carregavam cartazes e cobravam a não anistia dos envolvidas nos ataques em Brasília.

Continua após a publicidade

Em Fortaleza os manifestantes se encontraram no cruzamento da Avenida 13 de Maio com Avenida da Universidade, no Bairro Benfica a manifestação seguiu até o Santuário de Fátima, pela Avenida 13 de Maio.

Durante o ato, os manifestantes carregavam cartazes com frases: "terroristas não passarão", "cadeia para os terroristas, democracia sempre" e "golpistas, cadeia neles".

Em Maceió os manifestantes carregavam bandeiras e faixas. Em São Luís, a manifestação aconteceu na Praça Deodoro. Em recife os protestos reuniram integrantes de movimentos sociais, e de partidos políticos.

Continua após a publicidade

Em Teresina, também aconteceram manifestações. Em Natal os manifestantes carregavam cartazes se referindo a prisão de Bolsonaro e seus cúmplices, contra o vandalismo fascista e ditadura.

Em Aracaju, e em Belém os protestantes carregaram faixas e cartazes pedindo o fortalecimento da democracia no país.

Leia Também: Políticos americanos defendem extradição de Bolsonaro 

Sudeste

Em São Paulo uma multidão com milhares de manifestantes a favor da democracia se reunirão nesta segunda-feira (9), a convocação aconteceu pelas frentes Povo Sem Medo, Brasil Popular e Coalisão Negra por Direitos.

As torcidas organizadas do Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos, participaram da manifestação que começou por volta das 17hrs. Durante o ato, manifestantes gritavam: "sem anistia e sem perdão, queremos Bolsonaro na prisão".

Também ocorreram manifestações no centro do Rio de janeiro em Cinelândia, lá também foi possível ouvir gritos de "sem anistia", o Hino Nacional também foi tocado.

Na capital mineira em Belo Horizonte, na Praça Sete, as manifestações começaram pacificamente às 18h, os manifestantes seguiram em direção à Praça da Estação, as pessoas carregavam faixas, cartazes e bandeiras.

Em Vitória no Espirito Santo, estudantes e organizações da sociedade civil também se manifestaram a favor da democracia, os manifestantes também pediram a punição dos responsáveis pelas invasões.

Leia Também: Bolsonaro: Ex-presidente é internado nos EUA com fortes dores abdominais

Sul e Centro oeste

No Sul, região que mais deu apoio a Bolsonaro durante sua candidatura, também houve manifestações. Em Florianópolis, houve protestos pró-democracia e em Porto Alegre o encontro aconteceu na Esquina Democrática.

Participaram do movimento, integrantes de centrais sindicais, estudantes e apoiadores de partidos como o PT e o PSOL.

No centro Oeste, em Goiânia, as manifestações aconteceram convocações de entidades sociais, os manifestantes vestiam camisetas e e seguravam bandeiras em apoio ao presidente Lula.