Direito 3
3 atitudes para iniciar a carreira de contador consultor
3 atitudes para iniciar a carreira de contador consultor
26/01/2023 14h55 Atualizada há 1 ano
Por: Ana Luzia Rodrigues

O contador consultor é um parceiro estratégico de líderes e gestores. Com base em informações, como movimentações, registros e demonstrações, ele faz análises e apresenta planejamentos para que a empresa tome decisões assertivas.

Continua após a publicidade

Trata-se de um profissional que faz além de cumprir as obrigações fiscais de uma empresa. Ele explica assuntos complexos de forma simples, mantém o cliente informado, identifica problemas e apresenta soluções.

Em outras palavras, o contador consultor contribui para a redução de custos e de falhas nos processos contábeis, atua de maneira preventiva e traça estratégias de desenvolvimento e crescimento das empresas.

No cargo de Consultor Contábil se inicia ganhando R$ 2.800 de salário e pode vir a ganhar até R$ 6.900. 

Continua após a publicidade

Leia também: Contador: parceria visa combater exercício ilegal da profissão

O que é Contabilidade Consultiva? 

Contabilidade Consultiva é um modelo de trabalho no qual o contador atua de forma próxima dos empresários, sejam eles de pequenas, médias ou grandes empresas, com o foco no relacionamento com o cliente. Por meio da análise das informações obtidas no balancete, o profissional interpreta os dados com o objetivo de fazer planejamentos para auxiliar os empresários a tomar decisões.

Ela vai diagnosticar as dificuldades de uma empresa, apurar dados contábeis e financeiros, avaliar as leis referentes à constituição, adequar os processos internos e oferecer as soluções ideais para implementar melhorias a longo prazo.

Continua após a publicidade

Além de fazer os serviços contábeis, a consultoria contábil amplia as soluções por aproximar o profissional e o empreendedor a enxergar o que realmente precisa ser transformado para alavancar o desempenho da organização, facilitando a elaboração de planejamentos mais assertivos e contribuindo para os momentos de tomada de decisões.

Vantagens em ser um Contador Consultor

Há muitas vantagens em ser um contador consultor: reconhecimento e valorização da profissão, retenção de clientes e redução de custos são algumas delas.

Além disso, o mercado tem necessidade, afinal os empresários de pequenas e médias empresas anseiam por um profissional que os oriente a tomar decisões mais assertivas. Assim, o contador é o profissional certo para isso.

Outro fator é que os contadores precisam reter clientes e conquistar novos e entregar um serviço de mais valor, que fará com que o empresário tenha lucro. Assim, ele dificilmente irá optar por serviços terceirizados e mais “simples”.

Leia também: Veja as melhores áreas contábeis para se ganhar dinheiro!

Como começar a ser um contador consultor?

Para se tornar um contador consultor é preciso atualizar as suas competências como profissional, aprender novas habilidades e, claro, investir em sistemas de gestão integrados que automatizam processos do dia a dia, permitindo, assim, que sobre mais tempo para estratégias.

Também será preciso para começar nessa carreira:

Um consultor vive de vender conhecimento e nada mais natural que o consultor contábil domine o assunto. O conhecimento técnico nessa carreira é fundamental, o investimento em cursos e palestras são altos. A leitura é fundamental para desenvolver a parte técnica.

O contador que pretende seguir a carreira de consultor contábil precisa dominar o inglês. O motivo é simples, você vai lidar com diversas empresas, pessoas e provavelmente uma delas vai ser estrangeira.

O mundo hoje usa o inglês como linguagem universal e não dominar o inglês pode fazer você perder clientes e negócios. Mesmo que o seu interlocutor não seja estrangeiro, no meio contábil há incontáveis jargões corporativos em inglês. Não conhecer esse linguajar vai fazer você ficar para trás nas reuniões. 

Como dito no primeiro item, o conhecimento técnico é fundamental para um consultor contábil. A forma mais clara de se comprovar esse conhecimento técnico é através das certificações contábeis.

Além do objetivo de demonstrar conhecimento, as certificações também são condições obrigatórias para exercer algumas atividades: Auditoria contábil e a perícia contábil.