Previdência Social Operação
Operação Lesa Pátria entre hoje em sua 4° fase com 3 mandados de prisão preventiva
Operação Lesa Pátria entre hoje em sua 4° fase com 3 mandados de prisão preventiva
03/02/2023 09h35 Atualizada há 1 ano
Por: Esther Vasconcelos

A polícia federal realiza hoje, sexta-feira (03), a quarta fase da operação Lesa Pátria, para identificar pessoas que participaram dos ataques aos prédios das três instituições no dia 8 de janeiro deste ano.

Continua após a publicidade

Ao todo estão sendo cumpridos 3 mandados de prisão preventiva e 14 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Supremo Tribunal Federal nos estados de Rondônia, Goiás, Espírito Santo, São Paulo, Mato Grosso, e também no Distrito Federal.

Essa operação é uma medida mais enérgica e veloz por parte das autoridades e também da seguranças do governo, para conseguir identificar e responsabilizar todos os manifestantes que participaram dos atos antidemocráticos na capital federal.

No dia 8 de janeiro, os manifestantes invadiram os prédios do congresso nacional, logo em seguida invadiram a Câmara dos Deputados e também o Senado Federal e logo em seguida destruíram o plenário, as salas e as togas dos ministros do Supremo Tribunal Federal.

Continua após a publicidade

os vândalos também picharam a estátua da Justiça que fica em frente ao STF, depois invadiram o Palácio do Planalto destruindo todos o monumentos, obras de arte, vidraças, cadeiras, mesas entre outros intens.

Leia Também: Ataques à Brasília: Mais de 100 empresas são suspeitas de financiar atos

O que é investigado pela operação?

A Polícia Federal afirma que os fatos investigados na operação, constituem nos seguintes crimes:

Continua após a publicidade

A operação está identificando os autores, não somente quem participou das manifestações mas também quem financiou e quem também arquitetou os atentados.

Leia Também: Ataque aos Três Poderes: Ministério da Justiça já recebeu mais de 100 mil denúncias

Outras fases da operação

Em sua primeira fase, sob determinação do Supremo Tribunal Federal a polícia federal cumpriu 8 mandados de prisão e 16 mandados de busca e apreensão, os alvos estavam nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.

Um dos presos é Ramiro Alves da Rocha Cruz Júnior, conhecido como Ramiro dos caminhoneiros, em diversas publicações nas redes sociais ele incitava os atos e pedia dinheiro para realização deles.

Ramiro chegou a visitar os detidos no Ginásio da Polícia Federal, a Advocacia Geral da União divulgou um balanço dos prejuízos causados pelos terroristas no Palácio do Planalto, os danos ao patrimônio público chegam a quase 8 milhões de reais no Congresso 6 milhões e meio e no Supremo Tribunal Federal quase 6 milhões.

A terceira fase da operação lesa Pátria aconteceu em cinco estados e no Distrito Federal, incluindo Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e no Espírito Santo.

No total foram 11 mandados de prisão preventiva e 27 mandados de busca e apreensão. Entre as buscas estava Léo Índio, primo dos filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro.