Previdência Social Febraban
Febraban afirma que juros do consignado do INSS não suprem custos 
Febraban afirma que juros do consignado do INSS não suprem custos 
29/03/2023 20h16 Atualizada há 1 ano
Por: Jorge Roberto Wrigt
Agência do INSS

Nesta terça-feira (28), o Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) elevou o teto dos juros de 1,70% para 1,97%, porém, a medida não agradou a Febraban (Federação Brasileira dos Bancos).

Continua após a publicidade

Segundo a Febraban, a nova alíquota limite para o teto dos juros no crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) ainda não supre os custos da modalidade.

Na terça, o Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) elevou o teto dos juros de 1,70% para 1,97%, segundo a entidade, "um patamar ainda abaixo dos custos vigentes para parte dos bancos que operam essa linha de crédito". Já os juros do cartão consignado subiram para 2,89%.

A nova alíquota de 1,97%, fez com que parte dos bancos brasileiros retomasse a concessão de empréstimos consignados para beneficiários do INSS.

Continua após a publicidade

No entanto, a Febraban acredita que a proposta representa um "importante avanço" em relação ao teto anterior.

"Os bancos, contribuindo para encerrar o impasse e diante de impactos na concessão dessa linha de financiamento que ainda serão avaliados, decidiram se abster na votação", informou a instituição.

Empréstimo suspenso

Durante quase duas semanas o empréstimo consignado do INSS esteve suspenso em diversos bancos. Isso aconteceu depois que a taxa máxima de juros caiu de 2,14% ao mês para 1,70% ao mês, também por decisão do CNPS.

Continua após a publicidade

Os bancos que decidiram retomar a concessão do consignado foram: o Bradesco, o Banco do Brasil, o Santander Brasil e o Banco PAN.

O PagBank Pagseguro informou que os clientes poderão contratar os empréstimos consignados do INSS "diretamente pelo aplicativo". O Itaú Unibanco, em nota, afirmou que ainda avalia se voltará a conceder os empréstimos da linha.

Enquanto isso, a Caixa Econômica Federal, disse que ainda aguarda a publicação da Instrução Normativa do INSS para retomar a oferta do crédito, reiterando que deve ter uma taxa média de 1,87% ao mês.

Outro banco que irá retomar a modalidade após a publicação da normativa é o Daycoval.

Leia Também: INSS: Veja Quem Pode Se Aposentar Em 2023

O que é empréstimo consignado?

O crédito consignado é uma modalidade de empréstimo destinada exclusivamente para aposentados e pensionistas do INSS, militares das forças armadas, trabalhadores assalariados de empresas privadas e servidores públicos.

Quando a pessoa opta pelo consignado,  autoriza que a instituição desconte as parcelas de quitação do empréstimo diretamente da folha de pagamento ou benefício do INSS, o que reduz o risco de inadimplência.

A linha de crédito consignado oferece garantias às instituições financeiras, já que não existem chances de acontecer inadimplência, pois o credor sabe que irá receber o valor devido. O que proporciona taxas de juros mais baixas do que as oferecidas pelas instituições financeiras convencionais, além de outras facilidades quanto ao pagamento da dívida.