Previdência Social Consignado
Consignado do INSS: Governo oficializa novo teto de juros
Consignado do INSS: Governo oficializa novo teto de juros
31/03/2023 18h26 Atualizada há 1 ano
Por: Jorge Roberto Wrigt
Foto: Reprodução

Nesta quinta-feira (30) foi publicado no Diário Oficial da União a resolução que fixa o novo limite para a  taxa de juros do crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). 

Continua após a publicidade

Na terça-feira (28), CNPS (Conselho Nacional de Previdência Social) definiu os novos tetos de juros dos consignados para aposentados e pensionistas do INSS. A partir de agora, o limite para o empréstimo com desconto em folha será de 1,97%, e o limite para o cartão de crédito estará em 2,89%.

No dia 13 de março, o CNPS tinha estabelecido outros patamares máximos das taxas, sendo 1,70% para a modalidade com desconto em folha e 2,62% para a operação via cartão de crédito. Porém, os bancos não concordaram com a medida e começaram a pressionar o governo.

As instituições financeiras, inclusive os bancos públicos, suspenderam a concessão do empréstimo consignado, desde que a taxa máxima de juros caiu de 2,14% ao mês para 1,70% ao mês, também por decisão do CNPS.

Continua após a publicidade

Empréstimo Consignado

O crédito consignado é uma das linhas de crédito mais baratas do mercado. Sendo uma das linhas de crédito mais procurada, principalmente por segurados do INSS. Nesse tipo de empréstimo, as parcelas são descontadas direto no salário ou aposentadoria. Ou seja, antes mesmo de cair na conta, o valor é pago e você não corre o risco de esquecer.

Quem tem direito ao empréstimo consignado?

Podem solicitar um crédito consignado os seguintes grupos:

O prazo para pagamento varia entre 12 e 72 meses, dependendo da política de cada banco.

Continua após a publicidade

Leia Também: Rio De Janeiro Repassa R$ 135 Milhões Para As Prefeituras Do Estado

Taxas de juros menores

As taxas de juros do crédito consignado são menores em comparação aos demais tipos de empréstimos do mercado. Isso porque os bancos têm a segurança de que vão receber as parcelas, já que são automaticamente descontadas do pagamento do solicitante.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.