Negócios Superando
Superando expectativas PIB da China cresce 4,5% no 1° trimestre
Superando expectativas PIB da China cresce 4,5% no 1° trimestre
18/04/2023 10h35 Atualizada há 1 ano
Por: Esther Vasconcelos
Imagem: subsri13 / freepik

Na manhã desta terça-feira (18), no horário chinês, foi divulgado pelo Escritório Nacional de Estatísticas que o PIB da China registrou um crescimento de 4,5% durante o primeiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Continua após a publicidade

Os analistas foram surpreendidos pelo resultado, já que a previsão do consenso Refinitiv indicava um aumento de 4,0%.

No entanto, o crescimento trimestral de 2,2% no primeiro trimestre de 2023 ficou dentro das expectativas.

No ano passado, apesar da meta oficial de crescimento de "cerca de 5,5%", o PIB da China aumentou apenas 3%, devido aos efeitos da abordagem adotada por Pequim para conter a propagação do coronavírus, que causou prejuízos às cadeias de suprimentos e impactou os gastos do consumidor.

Continua após a publicidade

Leia Também: PIB De Minas Gerais Cresceu 3,5% No Último Ano

Bens e serviços

De acordo com o NBS, a produção industrial da China teve um crescimento de 3,9% em março deste ano em relação ao mesmo mês do ano anterior, ficando ligeiramente abaixo da expectativa dos analistas, que era de 4%.

Os dados também revelaram que no primeiro trimestre, a produção industrial aumentou 3% em comparação com o mesmo período do ano passado, representando um aumento de 0,3 ponto percentual em relação ao quarto trimestre de 2022.

Continua após a publicidade

No que se refere às vendas no varejo chinês, os números mostraram um avanço de 10,6% em março na comparação anual, superando a previsão dos analistas, que esperavam um aumento de 7,4%. Na comparação mensal, houve um crescimento de 0,15%.

No primeiro trimestre, as vendas no varejo de bens de consumo na China atingiram cerca de 11,49 trilhões de yuans (US$ 1,67 trilhão).

Quanto à produção de serviços na China, a taxa de crescimento no primeiro trimestre de 2023 foi de 5,4% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Esse resultado representa uma aceleração de 3,1 pontos percentuais em relação ao ritmo registrado no quarto trimestre do ano passado.

Leia Também: Reforma Tributária Pode Elevar PIB Em 12% Em 15 Anos, Diz Secretário

Bolsas asiáticas 

Nesta terça-feira (18/4), os principais índices das bolsas de valores asiáticas apresentaram resultados mistos após a divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) da China do primeiro trimestre, que superou as projeções do mercado.

Imagem: stlegat / freepik

Na China Continental, o índice Xangai Composto encerrou o dia com uma alta de 0,2%, chegando a 3.400 pontos. Em Hong Kong, o índice Hang Seng teve uma queda de 1,7%, atingindo 20.700 pontos.

Na bolsa de Seul, o índice Kospi encerrou o pregão com uma queda de 0,2%, chegando a 2.500 pontos. Já em Tóquio, o índice Nikkei fechou em alta de 0,5%, alcançando 28.600 pontos.

Os bancos foram destaque entre as ações mais negociadas, com o Chiba Bank subindo 3,4% e o Shinsei Bank registrando um aumento de 0,82%.