Previdência Social Paguei
Paguei e meu nome continua no Serasa! O que fazer? 
Paguei e meu nome continua no Serasa! O que fazer? 
05/09/2023 19h04 Atualizada há 9 meses
Por: Bia Montes
Imagem: wayhomestudio / freepik

Pagou a sua dívida e seu nome continua no Serasa? Então você pode estar sendo vítima de nome negativado indevidamente e pode receber uma indenização por isso!

Continua após a publicidade

Sabemos que as dívidas podem ser um assunto complicado para muita gente.

Além disso, o número de brasileiros com nome negativado tem crescido ano após ano.

Dentre outros motivos, isso é reflexo de como a pandemia do Coronavírus afetou a maioria da população que já tinha uma renda baixa.

Continua após a publicidade

Como resultado dessa realidade, as dívidas aumentaram e 1,6 milhões de brasileiros tornaram-se inadimplentes em 2021, conforme o Serasa.

No entanto, para além desses dados, existem as pessoas que conseguem pagar uma dívida depois de muito esforço.

Mas algumas empresas não retiram o nome do consumidor do Serasa após o pagamento da dívida negativada.

Continua após a publicidade

Por isso pode surgir uma situação em que você pagou a dívida, mas seu nome continua no Serasa.

Leia também: Nível De Endividamento Dos Brasileiros Cai Pelo 2º Mês Consecutivo

O que fazer quando paga a dívida e o nome não sai do Serasa?

Em primeiro lugar, se você se pergunta o que fazer na situação em que pagou a dívida, mas seu nome continua no Serasa, daremos algumas sugestões do que fazer!

Imagine que você finalmente conseguiu pagar aquela dívida, mas após consultar o CPF, percebeu que ainda estava negativado.

O que fazer depois que paguei a dívida e meu nome continua negativado? Calma, existe uma saída para isso!

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) estabelece um prazo de cinco dias úteis para o credor retirar o nome do cliente dos órgãos de proteção ao crédito.

A contagem do prazo começa, então, a partir da data do pagamento da dívida.

Como proceder quando você pagou a dívida, mas o seu nome continua no Serasa

Entre em contato com a empresa credora

O primeiro passo é entrar em contato com a empresa credora para buscar saber qual o argumento para o ocorrido.

Realize uma reclamação no Procon, Reclame Aqui e/ou Consumidor.Gov

É interessante abrir reclamações por esses canais, relatando o ocorrido.

Isso te dará respaldo quando for buscar os seus direitos.

Por fim, busque os seus direitos: Ter o nome limpo e exigir uma indenização por danos morais

O seu contato com a empresa e as reclamações que registrar servirão como relatos para fomentar a busca por uma indenização.