Negócios IMPOSTO DE RENDA MEI
Como o MEI deve declarar o Imposto de Renda 2024?
A declaração de imposto de renda da pessoa física ocorre de forma separada da declaração da empresa MEI
19/03/2024 14h38
Por: Ana Luzia Rodrigues
MEI Imposto de Renda / Imagem freepik / editado por Jornal Contábil

Quando se fala de Declaração de Imposto de Renda, surgem inúmeras dúvidas entre os microempreendedores individuais. E a primeira delas é: Devo fazer a declaração? 

Em primeiro lugar, é preciso entender que a declaração de imposto de renda da pessoa física ocorre de forma separada da declaração da empresa MEI.

Continua após a publicidade

A declaração de imposto de renda da pessoa jurídica (Declaração Anual do Simples Nacional para o Microempreendedor Individual, também conhecida como Declaração Anual de Faturamento) ocorre geralmente em maio e não tem qualquer relação como a declaração de imposto de renda da pessoa física à qual pertence o MEI.

Já a obrigatoriedade da declaração do imposto de renda vai depender do valor da renda recebida no ano passado.  O prazo para enviar tanto o IR 2024 quanto a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN SIMEI) termina no dia 31 maio.

Todavia é preciso atentar para as regras. Vamos esclarecer quando o MEI declara o IR. Acompanhe!

Continua após a publicidade

Leia também: Como declarar previdência privada no Imposto de Renda 2024?

Quando o MEI deve declarar Imposto de Renda?

De acordo com as regras de 2024, o MEI declara o IR quando:

Como o MEI pode declarar o IR?

A declaração de IR de MEI pode ser feita no site da Receita Federal, no campo do Simples Nacional, totalmente digital. Outro caminho é via Portal do Empreendedor.

Confira:

Você deve calcular a parcela dos seus rendimentos que é isenta de tributação. Isto dependerá da sua atividade:

O indivíduo também poderá estar sujeito a uma multa que varia de R$ 167,74 até 20% do imposto devido. Para regularizar a situação, o cidadão deve declarar o Imposto de Renda mesmo depois do fim do prazo. 

Caso o MEI possua outras fontes de renda, como um emprego de carteira assinada, é necessário verificar se os rendimentos de 2023 ultrapassaram o limite  de isenção que é de R$ 30.639,90.