Negócios Casa Própria
Minha Casa Minha Vida: O sonho da Casa Própria para MEIs
O Minha Casa Minha Vida oferece a possibilidade de financiamento para MEIs que atendam aos critérios estabelecidos pelo programa
20/03/2024 10h17
Por: Leonardo Grandchamp
MEI Minha Casa Minha Vida / Imagem freepik / logo Minha Casa Minha Vida / editado por Jornal Contábil

O sonho da casa própria torna-se uma realidade acessível para os Microempreendedores Individuais (MEIs) por meio do programa Minha Casa Minha Vida. Ao optarem por este programa, os MEIs encontram condições de financiamento mais favoráveis, viabilizado pela Caixa Econômica Federal, o que resulta em parcelas mais acessíveis. No entanto, um dos principais desafios enfrentados por esses empreendedores é a comprovação de renda, um requisito fundamental para obter o financiamento desejado.

O Minha Casa Minha Vida oferece a possibilidade de financiamento para MEIs que atendam aos critérios estabelecidos pelo programa. Na Faixa I, por exemplo, é requerido que a renda bruta familiar mensal não ultrapasse R$ 2.640. É importante ressaltar que o financiamento é realizado em nome da pessoa física, e não da empresa, o que implica que a responsabilidade pela dívida recai sobre o indivíduo.

Continua após a publicidade

Leia também: MEI 2024: Evite multas fazendo a declaração de faturamento de forma correta!

Entretanto, um obstáculo significativo para os MEIs é a exigência de comprovação de renda. Muitos empreendedores enfrentam dificuldades nesse processo devido à falta de registro formal de suas finanças, já que poucos têm acesso a um contador. A fim de garantir a capacidade de pagamento das parcelas do financiamento, os bancos demandam uma série de documentos, incluindo as declarações anuais de imposto de renda.

Para realizar o financiamento do imóvel pelo Minha Casa Minha Vida, o empreendedor MEI precisa apresentar alguns documentos específicos. Entre eles estão a Declaração de Imposto de Renda, a Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore) e extratos bancários. Adicionalmente, podem ser requisitados outros documentos, como faturas de cartão de crédito mais recentes.

Continua após a publicidade

Leia também: Desbravando o Universo do MEI: Desafios, Benefícios e Orientações!

É importante ressaltar que somente MEIs registrados há pelo menos seis meses são elegíveis para o financiamento. Além disso, é necessário verificar as regras específicas estabelecidas pelo programa Minha Casa Minha Vida, a fim de garantir o cumprimento de todos os requisitos necessários para a obtenção do financiamento desejado.