Chamadas
A Educação Financeira nas escolas deve mudar futuro do empreendedorismo
A inclusão de matérias voltadas à administração financeira na grade curricular da educação básica, em todo o País, é uma das propostas do Projeto de Lei 5.950/2023, de autoria do senador Izalci Lucas (PSDB-DF), que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Para especialistas – tanto em educação quanto em gestão financeira –, o projeto, que ainda aguarda o recebimento de emendas antes de ser analisado pela Comissão de Educação e Cultura (CE) do Senado Federal, pode representar, no futuro, um importante passo no enfrentamento a um problema urgente entre os adultos: a dificuldade de administrar finanças pessoais e de seus negócios.
Segundo uma pesquisa feita pelo Centro de Apoio aos Pequenos Empreendimentos – Ceape Brasil, cerca de 70% dos microempreendedores brasileiros têm dificuldade em pagar as contas da empresa, como as dívidas com fornecedores ou remuneração de colaboradores.
Leia também: 3 Dicas De Atividades Que Instruem Sobre Consumo Consciente
Chama a atenção, ainda, é que somente 54,1% dos empreendedores entrevistados costumam separar as contas pessoais com as da empresa, o que pode ser visto como um reflexo dessa falta de preparo.
“O cenário macroeconômico brasileiro, por si só, é desafiador para o empreendedor brasileiro. Temos uma taxa de juros em queda, mas ainda em patamar elevado, renda do consumidor comprometida, impostos altos e um crescimento econômico ainda baixo.
O principal desafio é o próprio preparo do empresário.
Muitas vezes, a pessoa não faz o controle das receitas e despesas e não tem conhecimento básico em finanças para tomar as decisões estratégicas que podem levar à longevidade do negócio ou ao fracasso”, explica Claudia Cisneiros, diretora executiva do CEAPE Brasil.
Projeto de Lei
O texto do PL ressalta que a educação financeira engloba uma série de habilidades e conhecimentos que são “fundamentais para o sucesso financeiro dos indivíduos” por abranger conceitos básicos como a importância de poupar, planejar e gerenciar o dinheiro de forma eficiente, além de ensinar sobre como tomar decisões financeiras inteligentes, como investir, fazer empréstimos e lidar com dívidas.
Francisco Borges, mestre em Educação e consultor de gestão e políticas públicas voltadas ao ensino da Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT), defende que esse reestruturação já passou da hora de acontecer.
Um dos principais fatores, segundo ele, é necessidade de atrair os jovens aos conteúdos que, no futuro, de fato serão importantes para suas carreiras profissionais.
Leia também: Brasil Quebra Recorde De Endividados E Falha No Incentivo À Educaçã
“É preciso que o Governo estabeleça uma política que estimule esses jovens a terem uma perspectiva de trabalho. Hoje, os jovens não se interessam pelos estudos, por não terem interesse pelas matérias aplicadas e por não enxergarem um futuro a partir delas. Portanto, não haverá desenvolvimento socioeconômico, consciência de coletividade e nem redução da desigualdade sem a inserção produtiva da juventude e acesso a uma educação de qualidade. Neste contexto, os conhecimentos básicos relacionados à educação financeira são imprescindíveis”, afirma.
Após análise da Comissão de Educação e Cultura, caso aprovado sem apresentação de recursos para votação no Plenário do Senado, o PL seguirá direto para apreciação da Câmara dos Deputados.
Simples Nacional4 dias agoReforma Tributária cria novo desafio para empresas do Simples Nacional
Contabilidade3 dias agoe-BEF: Regras e obrigatoriedade da nova obrigação acessória
Imposto de Renda3 dias agoReceita faz pente-fino e cobra R$ 238 milhões de devedores do Imposto de Renda
Contabilidade3 dias agoContador para abrir CNPJ é necessário?
CLT4 dias agoA partir de terça, trabalhador pode usar o FGTS para quitar dívida no Desenrola 2.0
INSS3 dias agoINSS inicia pagamentos da 2ª parcela do 13º para aposentados e pensionistas
Contabilidade3 dias agoComissão da Câmara aprova fim do “cálculo por dentro” em tributos
Imposto de Renda3 dias agoFim da Dirf e transição para o eSocial geram falhas no Imposto de Renda

































Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.