Chamadas
Avaliação social: Portaria permitirá ao cidadão escolher a forma de atendimento

Na ultima terça feira foi publicado no Diário Oficial da União a Portaria nº 978/2022 que regulamenta a avaliação social de pessoas com deficiência, realizada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) , por meio de videoconferência.
A medida tem por objetivo utilizar a modalidade remota para a avaliação social obrigatória para a adesão do BPC (Benefício de Prestação Continuada) de pessoas com deficiência.
Como as avaliações funcionaram?
A partir de agora a avaliação será feita no Meu INSS e na Central de Atendimento 135, assim ficará a disposição do cidadão escolher a forma do atendimento, podendo ser de forma presencial ou remota.
A avaliação social poderá ser feita em entidades parceiras ou nas dependências do INSS, caso a escolha do cidadão for presencial ele terá que comparecer ao endereço indicado pela instituição, no dia e hora que foram agendados posteriormente para o atendimento.
Caberá às superintendências da região indicar os lugares que farão o atendimento de Avaliação Social da Pessoa com Deficiência Remota, conforme a capacidade de cada uma para realizar os atendimentos.
Os agendamentos indevidos, que não possuam relação com o Benefício Assistencial da Pessoa com Deficiência e que não tenham número de protocolo válido, poderão ser cancelados previamente pelas unidades.
Caso seja necessário uma junta de relatórios, pareceres ou outros documentos institucionais ou multiprofissionais para subsidiar a avaliação social, será necessário, ao beneficiário, apresentar um termo de consentimento, conforme apresentado em anexo da portaria.
Os documentos e formulários necessários ao processo deverão ser digitalizados e enviados ao profissional do serviço social, via e-mail institucional.
A Avaliação social é responsável por avaliar os fatores ambientais, sociais e pessoais, ao passo que a Avaliação médico-pericial analisará as funções do corpo e ambos avaliarão a limitação do desempenho de atividades e a restrição da participação social da pessoa com deficiência, segundo suas especificidades
Objetivos da medida
- Utilizar a modalidade remota para a avaliação social obrigatória para a adesão do BPC (Benefício de Prestação Continuada) de pessoas com deficiência
- Acabar com supostas práticas irregulares cometidas nas perícias médicas por conta do INSS
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Simples Nacional4 dias agoReforma Tributária cria novo desafio para empresas do Simples Nacional
Contabilidade3 dias agoe-BEF: Regras e obrigatoriedade da nova obrigação acessória
Imposto de Renda3 dias agoReceita faz pente-fino e cobra R$ 238 milhões de devedores do Imposto de Renda
Contabilidade3 dias agoContador para abrir CNPJ é necessário?
INSS3 dias agoINSS inicia pagamentos da 2ª parcela do 13º para aposentados e pensionistas
CLT4 dias agoA partir de terça, trabalhador pode usar o FGTS para quitar dívida no Desenrola 2.0
Contabilidade3 dias agoComissão da Câmara aprova fim do “cálculo por dentro” em tributos
Imposto de Renda3 dias agoFim da Dirf e transição para o eSocial geram falhas no Imposto de Renda




























Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.