25 de abril: Dia do profissional da contabilidade

0

Administrar o pagamento de tributos, elaborar demonstrações contábeis, verificar a situação patrimonial e financeira das empresas.

Essas e outras tantas funções são desenvolvidas pelos “contabilistas”. Esse termo é popularmente utilizado para se referir ao técnico em contabilidade. 

Diante da importância deste trabalho, tais profissionais têm uma data exclusiva para comemorar seu dia, que também é uma data para recordar a regulamentação da profissão contábil.

Por isso, o 25 de abril foi estabelecido oficialmente o Dia do Contabilista, através da Lei Estadual nº 1.989, de 23 de maio de 1979.

Essa data é uma conquista diante dos esforços do senador João de Lyra Tavares que, durante sua vida parlamentar, propôs várias leis em benefício da profissão contábil.

No ano de 1926, durante uma homenagem, João de Lyra foi eleito o presidente do Supremo Conselho da Classe dos Contabilistas Brasileiros. 

Naquele momento, aproveitou para discursar sobre a importância da criação do Registro Geral dos Contabilistas Brasileiros, resultando no processo de organização dos contabilistas.

Assim, 20 anos depois, foi efetivado este anseio através do sistema CFC/CRCs (Conselho Federal de Contabilidade e Conselhos Regionais de Contabilidade). Por conta de todo seu trabalho, tornou-se o Patrono dos Contabilistas. 

Para este ano, o lema escolhido pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) para homenagear a classe foi: “é sobre inovar, reinventar e evoluir”.

A temática destaca o contexto de dificuldades que o mundo têm vivenciado e, o trabalho que os contadores estão desenvolvendo, diante das transformações e a necessidade de inovações para oferecer um serviço de qualidade e o devido direcionamento de seus clientes.

Formação

Para atuar neste setor, o interessado deve concluir o curso de contabilidade e obter o registro através do Exame de Suficiência.

Feito isso, poderá atuar em várias áreas além da gestão financeira de empresas, assim, ressaltamos as seguintes:

  • Auditor, 
  • Perito contábil, 
  • Analista;
  • Consultor financeiro;

Em abril de 2012, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) determinou que o Conselho Federal de Contabilidade e Conselhos Regionais de Contabilidade, substituíssem o termo contabilista, por profissional da contabilidade. 

Designed by @lovelyday12 / freepik
Designed by @lovelyday12 / freepik

Nos últimos anos, o setor também têm presenciado algumas conquistas, dentre elas podemos destacar a informatização de todo o Sistema CFC/CRCs; a aprovação de importantes leis em benefício da classe; além de serem firmadas parcerias com órgãos do governo.

Profissionais em atividade 

Para acompanharmos a evolução desta profissão, o Registro do Conselho Federal de Contabilidade possui diariamente informações atualizadas sobre o número de profissionais que estão em atividade. 

Os dados mostram que em todo país há 358.684 contadores e 157.972 técnicos, totalizando 516.656 profissionais atuando no setor.

Deste total, 57,21% são homens e 42,78% são mulheres.  O número de organizações contábeis gira em torno de 75.488. 

Semana do contador

Para comemorar o Dia do Contabilista, o CFC preparou uma programação especial com podcasts e vídeos contando várias histórias de profissionais da contabilidade. O evento teve início no dia 19 e se estende até domingo, dia 25.

Segundo ressaltou Zulmir Breda, que é presidente do CFC, os profissionais da contabilidade do país têm se desdobrado para enfrentar vários desafios e manter a essencialidade da profissão. 

“Hoje, os profissionais da contabilidade estão no topo das profissões que gerenciam a economia com comprometimento, ética e inovação.

Isso só pode ser possível, porque a ciência contábil está muito além da venda de serviços contábeis, está nas informações de alta qualidade, e, acima de tudo, na confiabilidade que a sociedade tem nos dados gerados pelo profissional da contabilidade”, ressaltou. 

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Por Samara Arruda com informações do Conselho Federal de Contabilidade (CFC)