4° lote do IR: veja se você vai receber a sua restituição

Este será o penúltimo lote que a Receita Federal vai liberar. Veja como consultar

Compartilhe
PUBLICIDADE

Você ainda não recebeu a sua restituição do Imposto de Renda? Está ansioso para isso? Pois saiba que a Receita Federal informou que vai liberar para consulta no próximo dia 24 de agosto, o 4° lote de restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física. O pagamento só vai cair nas contas no próximo dia 31.  

Para a consulta simples, é necessário informar o CPF, ano da declaração (2022) e a data de nascimento. Caso identifique alguma pendência, o contribuinte pode retificar a declaração, ou seja, corrigir as informações que porventura estejam equivocadas.

Leia também: Redução Do IR De Pessoa Jurídica Fará Parte Da Reforma Tributária

Como consultar?

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita Federal na internet. Entre  no Portal e-CAC e acesse o serviço Meu Imposto de Renda.  

Neste local é possível ver se há inconsistências de dados com identificação pelo processamento. Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do IRPF e à situação cadastral no CPF. Com ele, é possível consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições.

Imagem: gustavomellossa / lifeonwhite / freepik

Resgate dos valores

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá fazer requerimento por meio da internet.

Dessa forma será mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no Portal e-CAC, no serviço Meu Imposto de Renda.

Caso o valor não caia na conta, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil.

Leia também: Como Alterar Conta Para Restituição Do IRPF: Veja O Guia Prático

Também existe a possibilidade de ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em nome do contribuinte, em qualquer banco.

Este é o penúltimo lote. O quinto e último lote da restituição do Imposto de Renda será no dia 29 de setembro.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar consulte Mais informação