var _comscore = _comscore || []; _comscore.push({ c1: "2", c2: "14194541" }); (function() { var s = document.createElement("script"), el = document.getElementsByTagName("script")[0]; s.async = true; s.src = (document.location.protocol == "https:" ? "https://sb" : "http://b") + ".scorecardresearch.com/beacon.js"; el.parentNode.insertBefore(s, el); })();

7 dicas de como aumentar seu score de crédito

Manter o score alto ajuda na hora de solicitar crédito e os juros são mais baixos

Compartilhe
PUBLICIDADE

Quem é que nunca atrasou um boleto, não é mesmo? Contudo deixar com que a dívida se acumule por muito tempo leva seu nome a ficar sujo. Desta forma, seu score de crédito fica baixo e as desvantagens são muitas.

Saber como aumentar o score de crédito é importante para aumentar as suas chances de conseguir realizar financiamentos e até mesmo aprovação junto a empresas de crédito. 

Isso porque uma boa pontuação no Score é um fator importante para que as empresas e instituições bancárias avaliarem se você é um bom pagador. Assim, se você possui uma pontuação que se encaixe na qualificação necessária, você tem mais chances de conseguir  crédito com mais facilidade. 

Quanto maior sua pontuação, mais facilmente você conseguirá ser aprovado para novos empréstimos, financiamentos, consórcios ou cartões de crédito.

Uma pontuação de crédito mais alta também pode abrir as portas para menores taxas de juros. Se você quiser melhorar sua pontuação de crédito, há uma série de coisas simples a fazer. É preciso um pouco de esforço e, claro, paciência para esperar.

Porém, antes de mais nada, quais são os fatores que afetam seu score? Vamos falar a seguir.

Fatores que influenciam o score de crédito

  • Histórico de pagamentos: os órgãos de proteção ao crédito tem um histórico seu de pagamentos, levando em conta os pagamentos em dia e os atrasos;
  • Utilização de crédito: É levado em conta o quanto você usa do crédito que você tem;
  • Tempo das contas: Quanto mais antigas suas contas, melhor;
  • Mix de crédito: Quantos tipos de créditos diferentes você possui, melhor. Isso inclui cartão de crédito, empréstimo, consórcio, financiamentos, etc;
  • Crédito recente: As contas de crédito abertas recentemente também são avaliadas.

Entenda o que é o score de crédito  

O score de crédito é uma nota (pontuação) que cada pessoa recebe, determinada por um histórico financeiro, onde as instituições financeiras e lojistas usam para influenciar na hora de conceder ou não o crédito.  

Todo consumidor que possui contas em seu nome tem, de forma automática, um score atrelado ao seu CPF. 

A pontuação do Score varia entre 0 a 1000, e é calculada por instituições especializadas em pesquisa e monitoramento de crédito, a exemplo da Boa Vista, SPC e Serasa. 

A consulta do score de crédito pode ser realizada gratuitamente por meio do site do Serasa. Basta acessar a página, clicar em “Consultar Score”, informar o CPF e, se for o primeiro acesso, realizar um cadastro rápido.

Dicas para aumentar seu score de crédito

1. Pague suas contas em dia

Parece óbvio, mas nenhuma estratégia é melhor para aumentar o score de crédito do que pagar as contas em dia. O histórico de pagamentos é o maior fator do score de crédito  e os pagamentos atrasados podem permanecer em seus relatórios de crédito por mais de 7 anos.

Se você atrasar um pagamento por 30 dias ou mais, seu CPF pode ir para o SPC e Serasa. Por isso, caso ocorra um atraso, entre em contato com o credor para negociar a dívida. Além disso, você pode solicitar ao credor que retire a informação do atraso de pagamento desses órgãos de proteção ao crédito.

Mesmo que o credor não faça isso, vale a pena pagar o débito em atraso o mais rápido possível, pois uma dívida não paga prejudica muito sua pontuação. O impacto de um pagamento atrasado desaparece com o tempo, mas muitos atrasos podem despencar seu score.

Se você não consegue pagar tudo em dia, priorize suas contas. Procure a assistência financeira, como empréstimos, para não deixar seu CPF ficar sujo.

2. Mantenha seu nome limpo

Se você tem uma dívida não paga, negociá-la vai fazer com que seu score aumente. Embora um pagamento atrasado possa permanecer no seu relatório de crédito por até sete anos, não ter dívidas abertas é muito bom para sua pontuação. Além disso, ao renegociar você barra o aumento da dívida com os juros.

3 – Se mantenha no Cadastro Positivo

O cadastro positivo é um banco de dados do Banco Central que registra o histórico de pagamentos dos consumidores, incluindo contas de água, gás, luz, telefone fixo, compras com cartão, empréstimos, financiamentos e crediários. Ele existe desde 2011, tendo entrado em vigor em 2013. Mas até 2019, era necessário se cadastrar para estar lá.

A partir desse ano, ele passou a ser automático, com todo o cidadão brasileiro incluído, a não ser que seja solicitada a remoção. Por conter as informações positivas dos bons pagadores, ele é um aliado no aumento do score de crédito, e por isso, vale a pena se manter nele.

4. Tenha contas de consumo em seu nome

Como falamos anteriormente, contas como água, luz, gás e telefone compõem o cadastro positivo. Por isso, tenha o máximo dessas contas no seu nome. Além disso, é importante pagar essas contas em dia para que as informações coletadas sejam positivas.

5. Atualize seus dados nos órgãos de proteção ao crédito

É fundamental manter suas informações atualizadas junto a estes órgãos para que o mercado possa confiar em você. Portanto, se você mudou de endereço ou de número de telefone, mantenha as informações atualizadas.

6. Peça crédito com moderação

Embora ter crédito aumente o score, pedir vários cartões de crédito em um pequeno espaço de tempo prejudica sua pontuação, especialmente se você tiver o pedido negado. Tente aguardar pelo menos 3 meses entre uma solicitação e outra.

7 – Participar de campanhas de negociação de dívidas

Fique sempre atento a campanhas do tipo “feirão limpa nome”. Estas campanhas oferecem grandes descontos e é uma ótima possibilidade de renegociar dívidas atrasadas. O procedimento, muitas vezes, é feito de modo online.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar consulte Mais informação

Jornal Contábil