var _comscore = _comscore || []; _comscore.push({ c1: "2", c2: "14194541" }); (function() { var s = document.createElement("script"), el = document.getElementsByTagName("script")[0]; s.async = true; s.src = (document.location.protocol == "https:" ? "https://sb" : "http://b") + ".scorecardresearch.com/beacon.js"; el.parentNode.insertBefore(s, el); })();

 A Teoria da Contabilidade Patrimonial

A Teoria da Contabilidade Patrimonial destaca a importância da conservação do patrimônio empresarial

Compartilhe
PUBLICIDADE

A Teoria da Contabilidade Patrimonial é uma das principais teorias contábeis e tem como base a ideia de que o objeto de estudo da contabilidade é o patrimônio da empresa.

Segundo essa teoria, o patrimônio é um conjunto de bens, direitos e obrigações que pertencem à empresa em um determinado momento, e que são registrados em sua contabilidade.

A contabilidade deve se concentrar na mensuração e registro das variações patrimoniais, ou seja, nas alterações que ocorrem no patrimônio da empresa ao longo do tempo.

Atividades da Contabilidade Patrimonial

Registro de operações financeiras: todas as transações financeiras realizadas pela empresa devem ser registradas na contabilidade, como compras e vendas de bens e serviços, empréstimos, pagamentos de impostos, entre outros.

Elaboração de balanços patrimoniais: o balanço patrimonial é uma demonstração contábil que apresenta o patrimônio da empresa em um determinado momento, mostrando a composição dos ativos, passivos e patrimônio líquido.

Balanço patrimonial

Controle de estoques: a Contabilidade Patrimonial é responsável por registrar a entrada e saída de estoques da empresa, bem como o seu valor e a sua depreciação.

Controle de imobilizado: a Contabilidade Patrimonial também deve registrar os bens imobilizados da empresa, como prédios, máquinas e equipamentos, controlando a sua depreciação e amortização.

Controle de obrigações: todas as obrigações da empresa devem ser registradas na contabilidade, como empréstimos, financiamentos, impostos a pagar, entre outros.

Essas variações podem ser decorrentes de transações financeiras, como compras e vendas de bens e serviços, ou de eventos que afetam o patrimônio da empresa, como depreciação e amortização.

Leia Também: O Quanto A Contabilidade É Importante Para O Controle Patrimonial

Relatórios e Documentos

A contabilidade patrimonial é responsável por controlar o patrimônio de uma empresa, ou seja, seus bens, direitos e obrigações. Dessa forma, os principais documentos e relatórios produzidos por essa área são:

Balanço Patrimonial: é um dos principais relatórios da contabilidade patrimonial e apresenta a situação financeira da empresa em determinado período. Nele são listados todos os ativos (bens e direitos), passivos (obrigações) e o patrimônio líquido da empresa.

Demonstração do Resultado do Exercício (DRE): esse relatório apresenta o resultado das operações da empresa em um determinado período, ou seja, se a empresa teve lucro ou prejuízo. Ele mostra as receitas, custos e despesas da empresa, além do resultado final.

Livro Diário: é o livro onde são registradas todas as operações financeiras da empresa, como compras, vendas, pagamentos e recebimentos. Ele é obrigatório por lei e deve ser atualizado diariamente.

Livro Razão: é o livro onde são registrados todos os lançamentos contábeis da empresa. Ele tem como objetivo mostrar a movimentação das contas contábeis da empresa.

Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL): esse relatório mostra as alterações ocorridas no patrimônio líquido da empresa em determinado período. Ele apresenta todas as movimentações que afetaram o patrimônio líquido, como a distribuição de lucros aos sócios, aumento de capital social, entre outros.

Notas Explicativas: são informações complementares que acompanham as demonstrações contábeis e ajudam a entender melhor a situação financeira da empresa. Elas podem incluir informações sobre políticas contábeis adotadas pela empresa, eventos subsequentes, entre outros.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar consulte Mais informação

Jornal Contábil