Eles podem até ser parecidos, mas o Cartão CNPJ e o Certificado MEI, não são a mesma coisa

Cartão CNPJ MEI  o que é e pra que serve?

O cartão CNPJ é uma espécie de “RG” da sua empresa. Vai constar nele, o número por códigos específico do seu CNPJ, razão social, nome fantasia e outras informações.

O cartão CNPJ MEI, é a descrição da atividade principal da sua empresa e suas atividades secundárias.

Sempre declarar: se o CNPJ está ativo ou não na receita

Quando você quer se apresentar ao prestar ou contratar um serviço, terá que mostrar o seu cartão “RG” empresarial que é o seu CNPJ, provando qual é a sua atividade empresarial e que está em pleno funcionamento junto a Receita Federal.

Para que serve o Certificado MEI – CCMEI?

Apesar de ter uma semelhança com o cartão CNPJ. o Certificado MEI – CCMEI não é a mesma coisa. A começar pelo fato do Certificado não ser emitido pela Receita Federal, na verdade ele é emitido pelo Portal do Empreendedor. Sendo um documento específico para o Microempreendedor Individual – MEI.

Além de vir as informações que constam no Cartão CNPJ, o Certificado MEI tem outras informações como: o valor investido no seu negócio e serve também como alvará de funcionamento provisório por 180 dias. Após essa data, você precisa obter o alvará definitivo na Prefeitura da sua cidade.

Veja imagem do seu Cartão CNPJ:

E agora veja imagem do seu Certificaddo de MEI – CCMEI

DICA EXTRA  DO JORNAL CONTÁBIL : MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio.  Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar. Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com contador e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta. E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio. Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!