Aprenda a alterar o ramo de atividade da sua empresa

0

Você sabe como funciona a alteração do ramo de atividade do seu negócio? Na matéria de hoje vamos explicar como isto funciona.

Fique conosco e esteja atento sobre a importância de contratar um escritório de contabilidade para certos tipos de atividades. 

O empreendedor que optar por abrir uma empresa poderá escolher em qual área ele deseja atuar. 

Esta escolha do ramo está registrada na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). 

Agora entenda como é feita a alteração do ramo de atividades.

O primeiro passo é alterar o Contrato Social da empresa, pois, nela está arquivada toda a documentação, dados básicos, trata-se de um documento obrigatório.

Contrato Social

Neste contrato há um fundamento social que define o ramo de atividade de uma empresa, porém é preciso mudar a cláusula e informar à junta comercial do estado para confirmar certas mudanças. 

É necessário que as empresas se enquadre ao sistema CNAE e somente as atividades listadas podem ser realizadas de forma legal no Brasil. 

Lembrando que é necessário que você escolha um ramo que esteja na lista, caso contrário é necessário escolher a ocupação que mais se encaixa na sua área. 

Designed by @pressfoto / freepik
Designed by @pressfoto / freepik

Como funciona o processo de mudança na Junta Comercial? 

O mesmo tem como finalidade apresentar tabelas de preços, emitir a carteira profissional dos funcionários e criar regimentos para as boas práticas mercantis. 

Você sabe quais são as documentações necessárias para fazer a inscrição? 

  • Alteração do contrato social ou do requerimento do empresário;
  • Cópia autenticada dos documentos dos sócios;
  • Requerimento (capa do processo);
  • Comprovante do pagamento das taxas.

Faça sempre a atualização no órgão, quando ocorrer qualquer alteração no contrato social da empresa, como alteração no ramo de atividade

A atualização de dados é obrigatória? 

Sim, o objetivo disto é evitar burocracias relacionadas com a Receita Federal, até porque toda vez que uma empresa muda sua área de atuação, logo ela passa a seguir outras normas, ou seja, em novos tributos. 

Conclusão 

Toda e qualquer mudança precisa ser feita de forma minuciosa, para evitar burocracias e com isso aconselhamos a contratar um escritório de contabilidade que ficará responsável por fazer essas alterações automaticamente e com isso a sua empresa ganhará tempo e consequentemente uma melhor gestão financeira. 

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Por Laís Oliveira