Aprenda a criar uma cultura organizacional

Compartilhe
PUBLICIDADE

Você sabe o que é uma cultura organizacional? Por sua vez, ela se baseia em um sistema de valores compartilhados dos colaboradores de uma empresa.

Quando uma cultura é bem estabelecida em uma empresa, é possível aumentar a produtividade, engajar os colaboradores e o ambiente de trabalho é mais valorizado.

Consequentemente, isso afeta positivamente os resultados gerais de um negócio!

Agora que você já sabe sobre o que é o conceito e que a cultura é um ítem essencial, a pergunta que não quer calar é: como criar uma cultura organizacional consolidada em minha empresa?

Para criar uma cultura organizacional em qualquer empresa, seja em uma indústria ou empresa de balança digital comercial, entre outros, é importante ter em mente que esse processo pode demorar um pouco, mas que vale muito a pena quando visto os resultados.

Quer saber como criar sua cultura de sucesso? Então continue nos acompanhando para saber de mais detalhes! Vamos lá?

1- Crie a missão, visão e valores da empresa

O primeiro passo para criar uma cultura organizacional em seu negócio é definir sua missão, visão e valores.

Abaixo, veja sobre o que se trata cada um deles:

  • Missão: é o propósito da organização e finalidade de sua existência. Em outras palavras, é o motivo pelo qual o negócio foi criado;
  • Visão: representa o futuro da companhia e onde ela deseja chegar, o que quer alcançar.
  • Valores: são os princípios e crenças que servem como um guia para os comportamentos, atitudes e decisões dos colaboradores (em uma empresa de detector de gás, os valores podem ser segurança, humanidade, liderança responsável, e por aí vai)

2- Alinhe os objetivos com seus funcionários

O processo para criar uma cultura organizacional deve passar pela fase de alinhar os objetivos com os seus funcionários.

Mostre quais os seus objetivos e valores e certifique-se que eles também compartilham com os mesmos ideias.

Cultura organizacional

Isso vai fazer com que a cultura organizacional seja implementada de maneira eficaz pela sua empresa!

3- Seja um exemplo

De nada adianta uma empresa ter uma cultura organizacional, se ninguém a aplica, certo? Por isso, como líder, é essencial começar compartilhando e desenvolvendo a sua cultura organizacional.

Mesmo em segmentos mais específicos e conservadores, como em indústrias de carrinho plataforma, a imagem dos gestores é essencial e deve ser bem cuidada.

4- Atente-se às contratações e demissões

É fundamental ter estratégias quanto aos processos de recrutamento e seleção, assim com os de demissão.

Tenha em todos os processos a cultura organizacional da sua empresa em consideração.

Dessa forma, além de passar a contratar colaboradores que se identifiquem a sua cultura, também poderá reter os melhores talentos da sua empresa!

5- Promova ações de aproximação com a equipe

E para reforçar ainda mais a sua cultura organizacional, sempre que possível, promova ações e que envolvam e integrem o trabalho em equipe entre os seus funcionários, o que é fundamental para girar a comunicação interna e ter resultados em seus objetivos.

Agora que você já sabe como é possível criar uma cultura organizacional, o que está esperando para começar agora mesmo com o seu planejamento? Gostou do post?

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar consulte Mais informação