Aprenda como medir os seus resultados financeiros

É recomendável que a empresa tenha ferramentas de controle diário, como o fluxo de caixa, onde é possível acompanhar as operações de entrada e saída ao longo do tempo

Compartilhe
PUBLICIDADE

Resultados Financeiros: Importância dos registros regulares

Hoje o blog da Finube fala a respeito de resultados financeiros  e de como acompanhá-los de maneira adequada.

Este assunto é muito relevante dentro do mundo corporativo, uma vez que o uso de indicadores auxilia na determinação de pontos fortes que devem ser mantidos e de ações que precisam ser ajustadas. 

Para tornar o trabalho de avaliação mais efetivo, é necessário que o empreendedor se habitue ao registro constante de informações.

Seja em uma atuação de empresário individual ou em um negócio onde há colaboração de funcionários em diferentes setores, é preciso instituir o hábito do registro diário de informações operacionais.

Leia também: Gestão De Riscos Financeiros: Estratégias Para Proteção E Crescimento

Esses dados podem ser utilizados para criar uma verificação de resultados financeiros mais ampla, pois o acompanhamento constante das atividades exercidas no estabelecimento permite visualizar se há necessidade de adequar práticas em prol de metas a serem alcançadas.

Por essa razão, é recomendável que a empresa tenha ferramentas de controle diário, como o fluxo de caixa, onde é possível acompanhar as operações de entrada e saída ao longo do tempo. 

Resultados Financeiros: Avaliação por meio de DRE

O Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE) é uma ferramenta que também utiliza-se para controlar e medir resultados financeiros em uma empresa.

O documento utilizado para avaliações anuais, mas também frequentemente adaptado para verificação de desempenho semestral, trimestral e mensal. 

A avaliação de resultados financeiros por meio de DRE é relativamente simples, bastando ao responsável pela execução desse processo subtrair os custos do empreendimento de sua receita. 

Leia também: MEI: Conheça Os Principais Conceitos Financeiros E Tenha Mais Sucesso

Segundo o conteúdo elaborado pelo SEBRAE, esses custos podem ser de ordem fixa, quando não há alterações significativas nem frequentes nos valores. Portanto, é o caso dos salários ou contas com valores estáveis.

No caso dos custos variáveis, há mudança no comportamento de valores, que podem aumentar ou diminuir conforme a intensidade de produção, volatilidade de preços de insumos.

Além do Demonstrativo de Resultados, quando existe o objetivo de medir resultados financeiros, é possível recorrer ao Balanço Patrimonial.

Análise de Balanço Patrimonial

Outra ferramenta que permite avaliar os resultados financeiros de uma empresa é o Balanço Patrimonial

O relatório permite verificar a estabilidade do negócio no período, proporcionando oportunidades para melhorias e aumento de produtividade e margem de lucro.

Uma análise via Balanço Patrimonial coleta dados de ativos, passivos e patrimônio, permitindo verificar o posicionamento financeiro da empresa.

Em busca de uma análise qualificada

Para uma análise de dados e indicativos financeiros mais qualificada, recomenda-se a contratação de profissionais especializados em contabilidade e finanças.

A análise financeira deve ser objetiva, sem influência da visão pessoal, especialmente quando o gestor está profundamente envolvido na administração das finanças do negócio.

Original de Finube

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar consulte Mais informação