19°C 29°C
Uberlândia, MG

Brasileiros Sem Rendimentos e Empregos por conta da Pandemia chegam 41%

Brasileiros Sem Rendimentos e Empregos por conta da Pandemia chegam 41%

11/05/2020 às 12h23 Atualizada em 11/05/2020 às 15h23
Por: mathloureiro
Compartilhe:

O Instituto de Pesquisa & Data Analiytics Croma Insights, realizou 9080 entrevistas divididas em nove ondas no período de 15 de fevereiro a 29 de abril de 2020, analisando o comportamento do brasileiro na pandemia Covid-19 Coronavírus. A metodologia usada foi painel on-line Toluna aplicada em todo o Brasil e analisada pelo Grupo Croma. Padrões comportamentais, a grande preocupação frente à pandemia e a insegurança dos entrevistados com os serviços de transações on-line são os destaques desta nova onda, bem como o surgimento de novas marcas lembradas pelos brasileiros.

Continua após a publicidade

O impacto financeiro é visível principalmente para o grupo de 26% que estão sem rendimentos por não poderem trabalhar, mas também atingem outros grupos como aqueles que já tiveram suas jornadas de trabalho reduzidas (10%) ou com férias forçadas (10%) e os que já estavam sem emprego antes da pandemia (15%). Mais de 1,2 milhão de trabalhadores perderam empregos só no primeiro trimestre, destes 800 mil eram informais e 400 mil perderam a carteira assinada.  A cada onda da pesquisa realizada, o número percentual de empregados demitidos cresce e paralelo a estes números, os inscritos em programas sociais ou emergenciais do governo. Indústrias, comércios e serviços foram os mais afetados na ordem de demissões. 

pandemia

A indústria e o varejo devem começar imediatamente a preparar planos de atuação para atender aos sobreviventes da crise, ainda durante a pandemia e, especialmente, depois dela. Mais do que nunca, marcas deverão orientar e interferir positivamente e com utilidade o cotidiano das pessoas, com ofertas de linhas de crédito e muita inovação de alguns negócios. O mundo já não está mais tolerante a comportamentos herméticos demais. O momento é totalmente propício para inovar”, afirma Edmar Bulla, CEO do Grupo Croma.

A pesquisa ainda mostra que 60% não compraram nenhum bem de consumo nos últimos meses, poupando as reservas para contas, alimentação e itens de higiene. Com medo que a quarentena ainda se perdure por meses, o pouco do dinheiro que entra será usado para necessidades essenciais. Para o dia das mães, o comércio deverá manter as suas portas fechadas, causando a maior queda de vendas no dia das mães dos últimos anos. 

Fonte: Pesquisa on-line Toluna. Análise: Instituto de Pesquisa & Data Analytics Croma Insights. Onda 1: 19/02/2020 (n = 1.013), Onda 2: 04/03/2020 (n = 995), Onda 3: 18/03/2020 (n = 965), Onda 4: 23/04/2020 (1005), Onda 5: 30/03/2020 (1014), Onda 6: 05/04/2020 (1082), Onda 7: 12/04/2020 (1002), Onda 8: 19/04/2020 (1003), Onda 9: 29/04/2020 (1001). 

Continua após a publicidade

O Grupo Croma se dedica ao design de inovações em três unidades de negócios: CONSULTING & TECH: soluções ágeis em projetos de consultoria e inovação tecnológica.

Edmar Bulla é fundador do Grupo Croma, que oferece design de inovação.

Conheça mais em www.cromasolutions.com.br

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Uberlândia, MG
20°
Tempo nublado

Mín. 19° Máx. 29°

20° Sensação
2.71km/h Vento
87% Umidade
37% (0mm) Chance de chuva
06h24 Nascer do sol
05h59 Pôr do sol
Dom 28° 20°
Seg 28° 18°
Ter 29° 20°
Qua 29° 20°
Qui 29° 18°
Atualizado às 04h07
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,20 +0,00%
Euro
R$ 5,55 0,00%
Peso Argentino
R$ 0,01 -0,55%
Bitcoin
R$ 351,963,30 -0,88%
Ibovespa
125,124,30 pts 0.75%