“Celular Seguro”: Febraban anuncia Selo de Segurança e Aplicativo contra golpes no Pix

Novas medidas estão sendo tomadas para auxiliar a população contra os golpes e fraudes que envolvem o Pix.

Compartilhe
PUBLICIDADE

O diretor-adjunto de Serviços da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Walter Tadeu Pinto de Faria, afirmou que medidas estão sendo tomadas para auxiliar a população contra os golpes e fraudes que envolvem o Pix. Faria anunciou que será lançado o “Selo de Prevenção á Fraude”.

A medida será uma forma de regulamentar as instituições bancárias por meio de exigências mínimas. Uma consultoria, contratada pela Febraban irá às instituições anualmente verificar se elas estão cumprindo as novas normas por completo, caso positivo, passarão a ter o selo.

Leia também: Instituições Vão Ter Que Avisar Os Clientes Sobre Vazamentos No Pix

Faria comentou que esta é uma forma de mostrar para a população que os bancos se preocupam com a segurança de seus clientes e que estão dispostos a encontrem formas de dar maior proteção.

Imagem por @EtalBr / freepik
Imagem por @EtalBr / freepik

Outra medida que será implementada, segundo a Febraban, será uma parceria da federação com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Ministério da Justiça que prevê a criação de um aplicativo. O “Celular Seguro” será uma ferramenta que o usuário poderá pedir para que a operadora trave o aparelho em eventual caso de roubo.

Leia também: ALERTA! MEI Pode Perder CNPJ Por Utilizar O PIX

Já foram investidos, só em 2022, R$ 3,4 bilhões em mecanismos de segurança e prevenção a fraudes digitais, de acordo com a entidade. Mesmo assim, no mesmo período, o número de golpes registrou um aumento de 165%.

Fonte: MoneyTimes

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar consulte Mais informação

Jornal Contábil